• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Debulhar milho rapidamente: conheça a técnica que viralizou!

Em poucos segundos, esse método promete soltar todos os grãos da espiga.

Bruno Oliveira Publicado: 01/08/2022 11:36 | Atualizado: 01/08/2022 11:36

Qual seria a maneira mais fácil de debulhar um milho? Muitos usam garfinhos de debulhar, enquanto outros apenas cortam com a faca. Também há quem prefira ralar e, claro, aqueles que comem direto da espiga.

Ainda assim, o usuário @jackwong.co do TikTok surpreendeu milhões de pessoas ao provar que existe uma ferramenta ainda mais simples para debulhar o milho: os dedos. O vídeo viralizou, alcançando mais de 1 milhão de curtidas e 13 milhões de visualizações até a data de publicação deste artigo.

Surpreendidos com o sucesso da técnica, decidimos testar: Será Que Funciona?

 

Como debulhar o milho facilmente usando os dedos

De acordo com o vídeo, as únicas ferramentas necessárias são uma tesoura e os próprios dedos e foi assim que começamos a primeira fase do nosso teste.

Além disso, como o vídeo não especificou se o milho estava cozido ou cru, decidimos testar usando o milho cozido primeiro.

Milho cozido

Com o milho já descascado, cortamos a espiga ao meio e em seguida enfiamos uma tesoura no meio do sabugo, mais ou menos até a metade. Em seguida, fizemos um movimento circular com a tesoura dentro do milho, na tentativa de separar o vegetal em duas partes.

 

Na sequência, dividimos em duas partes e tentamos separar os caroços do sabugo com os dedos. Porém, os caroços não saíram com muita facilidade, além do milho cozido ter ficado muito molenga. Por fim, com o milho cozido não deu muito certo.

 

Milho cru

Não tivemos a mesma facilidade para abrir a espiga com a tesoura, portanto decidimos usar uma faca mesmo.

 

Apesar do milho cru ter sido mais duro para cortar, conseguimos dividir o milho em duas bandas, ainda que com muito esforço. Em compensação, tentar debulhar os caroços com o dedo foi muito mais fácil com o milho cru.

 

Resultado: debulhar o milho com os dedos funciona?

Resposta rápida: sim (se o milho estiver cru).

A experiência com o milho cozido não foi tão feliz, pois como já dissemos os caroços não soltaram do sabugo com facilidade. Entretanto, quando feito com o milho cru, apesar do processo de cortar a espiga ter sido mais difícil, por estar muito dura, o ato de separar os caroços com os dedos foi bem mais fácil e é realmente rápido.

Em relação a outros métodos mais simples, como cortar com a faca, esse método é bem mais trabalhoso. O lado positivo desse método que testamos é que todos os grãos de milho saem perfeitos, aproveitamento total.

 

Por que os caroços do milho cru se soltam do sabugo com mais facilidade?

Alguns seguidores do Almanaque SOS deram uma ideia do motivo pelo qual a técnica ter dado certo com o milho cru e não com o cozido.

“O milho dele [do vídeo original] é mais fácil de debulhar porque o dele está meio seco e o seu está verde.”, sugere Adriana de Jesus no Facebook.

Ou seja, o fato do milho cru ter soltado os grãos com mais facilidade pode ter mais a ver com o seu estado de maturação e menos pelo fato dele estar cru ou cozido.

Em outras palavras, o milho verde, aquele que comemos durante as festas juninas e que geralmente são usados na maioria das receitas, é um milho que foi colhido antes do seu processo de maturação ter chegado ao fim. Nessa etapa, o milho carrega uma maior quantidade de açúcar e também é mais macio. Esse ‘tipo’ de milho é o considerado milho “verde”.

Já o milho seco nada mais é do que o milho que em algum momento foi verde, porém não foi colhido, permaneceu na planta por tempo suficiente para perder os líquidos que firmam os caroços ao sabugo.

Não é necessário partir a espiga ao meio

Caso você ache mais fácil realizar o processo cortando o milho ao meio, tudo bem, contudo, cortar o milho não é indispensável para debulhar os caroços, como explica a Janaina Costa em nosso Instagram:

“Minha mãe consegue sem partir a espiga no meio, minha vida inteira vi ela fazer isso.”

A diferença entre descascar e debulhar

Apesar de ser fácil de confundir (como nós fizemos no vídeo), descascar é um processo diferente do de debulhar. Veluso, um dos inscritos no nosso canal no Youtube chamou atenção para o nosso erro:

“Nesse caso não é ‘descascar’ e sim ’debulhar’.”

A diferença é bem simples: descascar é o ato de remover a casca do alimento, enquanto debulhar significa separar o grão da espiga. Pisamos em falso na semântica, foi mal.

 

O que aprendemos com essa dica?

  • Debulhar milho com os dedos funciona e é relativamente fácil e rápida;
  • Debulhar fica mais fácil se o milho estiver cru ou seco;
  • Descascar não é o mesmo que debulhar.

Fonte(s): Amazon Sat (You Tube), Saber Hortifruti, myFarm, Dicionário informal
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui