Muito tem se falado da importância e do direito à acessibilidade aos portadores de deficiência física, mas ainda estamos longe do cenário ideal para essa realidade.
Eis que nasceu uma boa ideia. Um novo aplicativo vem somando grandes e poderosos números na luta pela inclusão, passando informações sobre os locais da cidade que pensaram em uma estrutura adequada para atender esse público tão especial.
O app Dá pra ir? foi desenvolvido por João Santiago, portador de deficiência física, criado exatamente pelo próprio receio de ir à lugares que não oferecessem estrutura para recebê-lo e/ou acomodá-lo da forma que exigem as leis e normas brasileiras.
Através do app, os usuários classificam o nível de acessibilidade de cada estabelecimento, alertando assim futuros frequentadores do local. Também é possível ter acesso a uma lista com os lugares mais acessíveis da cidade e, para aqueles que ainda não se enquadrarem nas normas, o app oferece assistência para melhorias e espaço para publicidades específicas.
O aplicativo que utiliza o Foursquare e Google Place para “pegar” os locais a serem classificados está disponível gratuitamente para Android, aqui.
A página QUEBRANDO TABU foi quem levantou a bola.