Muito presente na culinária nordestina, o cuscuz soltinho, ou amarelinho é também um prato muito versátil, que combina com tudo. Neste artigo, vamos ensinar uma receita que aprendemos com a Priscila Lisboa do Cozinha Básica provando que o cuscuz não é versátil apenas nos acompanhamentos mas também no preparo.
Com vocês o cuscuz de caneca ou, como afetivamente chamamos: cuscuz de solteiro. 🎵 Cuscuz de SoltEEEEiroo…. Cuscuz de sOlteeeEEiro… 🎵 Simbora!
Como fazer cuscuz de solteiro
Primeiramente, vamos à lista de ingredientes:
-
5 colheres (sopa) de Flocão de Milho
-
5 colheres (sopa) de Água filtrada*
-
1 pitada de Sal
-
Recheio a gosto: usamos queijo branco
-
Manteiga (opcional)
*Note que no vídeo foi necessário adicionar um pouco mais de água, portanto, fique à vontade para assim o fazer, caso necessário. Apenas tenha em mente que o objetivo da água na receita é umedecer o cuscuz, ou seja, ele não pode ficar nem muito seco, nem encharcado.
Passo a Passo
O primeiro passo é colocar em uma caneca, o flocão, a água e o sal. Simples assim.
Em seguida, misture muito bem os ingredientes para que o flocão fique bem umedecido e deixe descansar por 8 minutos para ficar bem hidratadinho.
Na sequência, coloque a primeira camada de cuscuz na caneca, recheie com o recheio que preferir (sério, cuscuz combina com praticamente tudo!). No vídeo usamos duas fatias pequenas de queijo minas. Feito isso, basta levar a mistura para o micro-ondas por, aproximadamente, 2 minutos.
Assim que sair do forno já está pronto para servir. Desenforme em um pratinho e seja feliz comendo seu amarelinho!
Dicas de ouro para deixar o cuscuz de solteiro mais gostoso
Se liga nas dicas que nós preparamos para você deixar o seu cuscuz mais gostoso e fofinho:
- Coloque um pires ao contrário no bocal da caneca: fazendo isso, a umidade não escapa enquanto o cuscuz cozinha.
- Unte a caneca com manteiga antes de colocar o flocão hidratado: assim ele desenforma mais facilmente e ainda tempera o cuscuz;
- Coloque 1 colher de requeijão junto com o queijo branco: vai deixar a receita mais cremosa;
- Versão doce: substituia o sal e queijo por leite de coco e açúcar;
- Combina muito bem com vegetais: basta cortá-los como preferir e adicionar à massa, antes de cozir;
- Também combina bem com carne: calabresa, charque desfiada, camarão, frango e muito mais.
O que a galera achou desta dica
Os seguidores do Almanaque SOS são tão amantes de cuscuz quanto nós e por isso compartilharam suas opiniões e também dicas excelentes em nossas redes sociais:
“Acabei de fazer e que perfeitooooo! Nunca tinha acertado o ponto na cuscuzeira, por isso passei a vida sem gostar de cuscuz, até hoje. 😋”, conta Isa em nosso Instagram.
“Eu faço, mas quando sai do microondas coloco manteiga por cima para derreter com o calor do cuscuz.”, explica Daividson Pontes em nosso Tiktok.
“Se finalizar jogando um leite de coco e passar uma manteiga e jogar um pouquinho de coco ralado hummm fica dos Deuses …amo!”, disse Maria Regina em nossa página no Facebook.
“Fui experimentar fazer no microondas e enquanto eu mexia o flocão pra misturar eu cantava inevitavelmente cuscuz de solteeeiro mesmo sendo casada kkkkkkk.”, brinca Cassia em nosso canal no Youtube.
Agora que o cuscuz de solteiro entrou para a sua lista de receitas, conheça mais um da família, o famoso e igualmente gostoso pudim de solteiro!