Dicas

2 Truques essenciais para Calçados de Camurça

20 de março de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Por mais elegante que seja, amantes de couro sabem bem o trabalho que dá fazer a manutenção desse material, sobretudo os calçados de camurça.

Neste artigo, vamos te ensinar 2 técnicas para hidratar e limpar os calçados de camurça usando apenas água, condicionador e/ou uma borracha. Então bora lá!

 

Como renovar a camurça de cor escura

Técnica ideal para camurça escura. Para renová-la, assim como a nossa pele, é importante a hidratação. Faça uma misturinha com partes iguais de água e condicionador de cabelo. Adicione esses ingredientes em um recipiente e misture bem com um talher. Você pode usar hidratante também.

 

Feito isso, use um paninho branco para retirar uma quantidade generosa do creminho e passe por todo o calçado de maneira que ele fique completamente umedecido pela mistura.

Atente-se para usar um paninho que não solte fiapos e que não seja de uma cor diferente do calçado, caso contrário você pode acabar sujando ainda mais ou até manchando a peça.

 

Deixe o calçado “de molho” nessa mistura por, aproximadamente 3 minutos. Depois, passe o pano novamente, dessa vez só a pontinha levemente umedecida com água. Só não vale encharcar o calçado, tá? Então, espere a peça secar na sombra.

 

Como limpar a camurça de cor clara

O truque funciona perfeitamente em camurça de cores claras. Essa técnica é ainda mais simples, já que a única coisa que você precisa é de uma borracha branca comum – daquelas de escola, sabe?

 

Passe a borracha diretamente na área do calçado que estiver suja até que a mancha saia completamente. É tão simples que até parece mágica! Vale dizer que a borracha precisa estar limpa, caso contrário pode manchar ainda mais o seu calçado.

 

Como as técnica funcionam?

1. Hidratação com condicionador

Vamos lembrar que o couro nada mais é do que a pele do gado (boi), daí podemos entender a importância da hidratação. O Almanaque SOS, inclusive, já produziu um artigo dedicado ao tema para evitar que peças de “couro falso” descasquem.

Inclusive existem marcas que produzem condicionador específico para calçados de couro. O site especializado em couro, Mahi Leather explica como agem esses produtos:

“O condicionador de couro é um produto desenvolvido para ser facilmente absorvido pelo couro, para que as fibras sejam nutridas e sua flexibilidade natural restaurada. Se o couro perde seus óleos naturais e umidade, ele perde sua flexibilidade e começa a rachar. Usados ​​corretamente, os condicionadores de couro ajudarão a evitar que isso ocorra.”

 

2. Limpeza com borracha

No caso da borracha, podemos observar que o efeito é muito semelhante a quando a usamos para o seu fim natural: apagar marcas de lápis. Isso porque a borracha funciona através de atrito, removendo partículas superficiais da região que ela é aplicada.

O portal de notícias e curiosidades Wonderopolis explica como a borracha funciona:

“Quando você esfrega uma borracha em uma marca de lápis, os abrasivos da borracha arranham suavemente as fibras da superfície do papel para desprendê-las da região . Já os amaciantes da borracha ajudam a evitar que o papel rasgue.”

O mesmo ocorre com a camurça, ou seja, a borracha desprende a sujeira superficial do tecido, deixando ele com uma carinha de novo em folha. Enquanto os amaciantes evitam que o couro resseque e estrague. Legal, né?

 

O que a galera achou dessa dica

Os seguidores do Almanaque SOS gostaram da ideia e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“A melhor dica que eu já vi! Quantos tênis perdemos, porque o camurça estraga e fica liso “, conta Juliana Marino em nosso Instagram.

“Fiz errado a vida toda enfiando o tênis na água “, lamenta Steh Andreatti em nosso TikTok.

“Se a camurça é preta o ideal é um pano preto, pois se soltar alguma linha ou fiapos não vai evidenciar!”, sugere Aninha Rosana em nossa página no Facebook.

“Só complementando: é bom passar uma escova macia para tirar a sujeira que pode estar no sapato antes de aplicar a mistura.”, indica Camila Ormundo em nosso canal no Youtube.

MATÉRIAS RELACIONADAS