CUIDADO: Uma taça de Vinho é igual 3 shots de Vodca, Whisky ou Pinga
Chamou a paquera para beber um bom vinho, cheio de intenções, mas o problema é que uma taça leva a outra, e outraah, e outsa, e otshas… e quando percebe, já não responde mais por sí.
Essa ingestão desenfreada merece cautela. Segundo um estudo polêmico, realizado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), o vinho é um assassino silencioso. O consumo de uma taça por dia é indicado por muitos especialistas, mas muitas pessoas bebem mais do que isso, sem importar-se com a quantidade de álcool realmente ingerida.
O chefe da NHS, Duncan Selbie, disse que doenças relacionadas ao consumo de álcool tornaram-se a terceira maior causa de mortes no Reino Unido. O Brasil infelizmente não está muito atrás, 80 mil mortes são causadas pelo uso abusivo de álcool por ano, e nas Américas está em 5º lugar no ranking das que mais sofrem com esse mal, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para facilitar a maneira como entendemos a quantidade de álcool presente em cada tipo de bebida, e assim dosarmos o quanto ingerimos, a instituição independente Drinkware, que visa diminuir o uso indevido de álcool, criou um sistema extremamente simples: as unidades de álcool.
Unidades de Álcool
A métrica é realmente fácil de entender: Uma unidade equivale à 10 mililitros de álcool puro.
Vinho
Se for a um restaurante provavelmente vão te servir uma taça de 125ml, com 1,5 unidades de álcool. Mas a real é que em casa enchemos muito mais, totalizando uma taça de 250 ml, que contêm 3 unidades, ou seja, 30ml de álcool puro na bebida.
Vodca, Pinga e Destilados
No Reino Unido, o termo ‘SPIRIT’ aglomera as bebidas mais fortes, principalmente os destilados (como Whisky) ou fermentados potentes (como a Pinga). Uma dose dessa bebidas, na Inglaterra, tem normalmente 25 ml, que é igual a 1 unidade de puro álcool. No Brasil a dose tem cerca de 50ml, ou seja, 2 unidades de álcool puro.
Cerveja
Seja em casa ou no rolê com os amigos, a cervejinha contêm duas unidades. Para um copo de 350 ml, 20 ml é apenas álcool.
Quantas unidades podemos ingerir por dia?
Em uma hora o corpo processa apenas uma unidade de álcool, podendo variar de acordo com peso, tamanho e gênero de cada pessoa. Mas vale ressaltar que quanto maior for a quantidade ingerida, maior o tempo para o corpo processar as unidades.
A instituição que criou a técnica de unidades, utilizada para incentivar as pessoas ao consumo consciente, aconselha mulheres à consumir apenas 2 a 3 unidades de álcool puro por dia, enquanto homens 3 a 4.
O perigo mora ao lado!
Selbie afirma que tomar uma taça de vinho pode ser tão prejudicial quanto tomar três shots de vodca. Basta fazer uma conta rápida e fazer uma comparação.
O maior problema é que a probabilidade de se consumir várias taças ou até uma garrafa de vinho sozinho, que possui em média 11 unidades de álcool puro (ou mais) é muito maior do que virar 10 shots de vodca. E é exatamente aí que mora o perigo.
O vinho é tido como uma bebida relaxante, por isso muitas pessoas tem o hábito de beber em casa, sozinho, assim consumem em maiores quantidades. Ao contrário da vodca, uma bebida mais estimulante, bebê-la normalmente precisaria de uma motivação muito maior.
Mas muita calma nessa hora
Isso não significa que vinho é o elixir do mal, até porque já mostramos aqui suas propriedades antioxidantes e sua atuação no combate contra a formação de coágulos no sangue, redução do colesterol ruim e estabilização do bom, no entanto recomenda-se uso moderado, pois além das unidades de álcool, ele engorda! O açúcar em excesso e o tipo de fermentação utilizado em sua fabricação, podem causar danos ao seu lindo corpinho.
Do outro lado da moeda temos a vodca, derivada de grãos, frutas e legumes, no processo de destilação todos seus açucares são eliminados, o que a torna “light”. Sendo em média 60% feita de água e os outros 40% de álcool. Inclusive estudos dizem que por ter mais água em sua composição, a vodca dá menos ressaca. Natasha não conta, beleza?
O consumo frequente de bebidas pode levar ao desenvolvimento de doenças graves, como hepáticas, câncer ou outras.
Beba com moderação.
Imagens reprodução: drinkaware
Imagem de capa: life.forbes
Fonte: dailymail | sheknows |quora | brown | itv