CUIDADO: Um famoso substituto do açúcar pode ser fatal para cachorros (veja a lista de alimentos)
Se você é parceiro de algum animalzinho, certamente já ficou com vontade de dar sua comida para ele, afinal, ninguém resiste a aqueles olhinhos pidões.
Mas você deve saber que diversos alimentos fazem mal a saúde dos bichinhos, e agora você vai aprender que deve ter ainda mais cuidado com um substituto do açúcar, que está em diversas produtos.
Anote aí o nome: XILITIOL, um adoçante natural encontrado em chocolates diet e gomas de mascar, por exemplo. Veja a lista completa abaixo.
De acordo com a gestora de qualidade da marca de produtos para pets, Magnus, Valéria Salustiano, o elemento não é nocivo para os seres humanos, porém, é extremamente tóxico para cachorros. O problema é que quando ingerido, o pâncreas do animal estimula ligeiramente a liberação de insulina, e isso causa hipoglicemia.
É claro, isso depende de quanto o animal ingeriu e do seu tamanho (três chicletes podem ser suficientes para matar animais de médio porte), nesses casos a hipoglicemia pode ocorrer entre 10 e 60 minutos. Os cachorros podem sofrer danos permanentes, e, infelizmente, até morrer, segundo a especialista.
Um dos problemas é que diversas empresas começaram a utilizar o adoçante para diversos produtos, já que ele adoça e contém um terço das calorias utilizados em alimentos com açúcar.
A Food and Drug Administration (reguladora de alimentos e drogas) dos Estados Unidos, publicou um comunicado alertando sobre casos de cães ingerindo xilitol. Mas tem uma boa notícia, eles também informam que a toxicidade do adoçante não foi documentada nos gatinhos.
Alimentos que podem conter o xilitol, segundo a especialista:
-
Pastas de dente
-
Enxaguantes bucais
-
Xaropes adoçados para tosse
-
Vitaminas mastigáveis
-
Gomas de mascar e balas
-
Chocolates dietéticos
-
Suplementos
-
Alimentos dietéticos em geral
Sempre que seu parceirinho ingerir acidentalmente algum dos produtos acima, confira que tipo de adoçante é usado na fórmula, e já sabe, se for xilitol, leve-o para o veterinário imediatamente.
E claro, para evitar que casos desse tipo ocorram, guarde-os longe dos animais.