• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

CUIDADO: Assistir séries pode torná-lo depressivo, segundo estudo

Os próprios seriados são a solução para evitar esse mal.

Você é fã de séries? Então pode estar no grupo dos maníacos mais deprimidos do mundo, segundo pesquisa realizada na Universidade de Austin.

Curiosos em saber o que levava pessoas a assistirem episódios e mais episódios de séries de uma só vez, os pesquisadores descobriram bem mais do que uma propensão a ver o cirurgião plástico Mark Sloan sem camisa.

tumblr_mvd4pfxayH1r5vwevo1_500

– Eu tô safado.

Estes telespectadores também tinham uma alta propensão a depressão, solidão e falta de auto-regulação, que é a incapacidade de controlar suas próprias compulsões.

E não é só quem vê estas séries que entram no barco, não. Facilitados pelos serviços de streaming como Netflix e Porcorn Time, todos nós estamos fadados a afogar na vida fácil de esquecer dos afazeres. E quem está a salvo se nem o botão do controle-remoto precisamos apertar? O próximo episódio começa em 13, 12, 11… segundos.

Não é um vício, diz o líder da pesquisa Yoon Hi Sung, mas um jeito fácil de escapar da frustração com a vida. Tanto é que a expressão ”binge-watching”, usada nos EUA para denominar as maratonas de série, remetem à bebedeira e ao porre.


Pensando nisso…

Nós preparamos uma lista do que você pode fazer para deixar um pouco o Netflix de lado e aproveitar a vida (em sociedade).

200

Mas não assim.

Se você gosta de… Dexter

Se você mora ou vai passar por São Paulo (capital), eu recomendo uma visita ao Museu do Crime da Academia de Polícia do Estado, que fica no campus da USP no Butantã. Maior do que a Disney para as suas expectativas, o acervo reúne carros e objetos importantes da história da polícia, relatos e cenas dos crimes mais importantes ocorridos na cidade e diversos jornais e documentos, tudo com muito preciosismo histórico. Se você sabe de mais alguma programação semelhante a esta, comente neste post!

Dexter-Go-Out-With-Me-Reaction-Gif

– Saia comigo

Se você gosta de… Gilmore Girls

Fuja de casa um pouco e visite uma pequena cidade próxima à sua que você considere bela e pacata. Reserve um dia para isso e leia, no máximo, o jornal local. Assim você terá tempo para conhecer o pessoal da região, sem preconceitos. Tente se inserir no modo de vida de lá e preste atenção nas tendências: todo mundo toma o sorvete do cara da pracinha depois do almoço? Vá lá imitar. Se gostar, mude pra lá! Se não, sem pressão.

giphy

– Você foi “Gilmorado”!

Se você gosta de… Desperate Housewives

Que tal uma andada na vizinhança? Aproveite para conversar com aquele seu/sua vizinhx gatx, leve um pote de brigadeiro para compartilharem juntos. Caso o alvo seja o jardineiro ou a faxineira da moradora mais rica da rua, não tem problema: DÁ PRA ARRANJAR UMA DESCULPA TAMBÉM. Mas já que você vai frequentar lugares novos, afine os ouvidos: você vai conhecer histórias interessantes. Se a fofoca irá passar para a frente eu não sei, e nem me responsabilizo. Mas eu recomendo deixar o WhatsApp longe disso.

giphy (6)

– Rex chora depois que ejacula.

Se você gosta de… Gossip Girl

O universo blog tá aí pra você começar a botar a vida dos seus amigos a público agora mesmo! Aproveite para se infiltrar nas festas mais coxinhas da alta sociedade e prestar bastante atenção nos babados que acontecem. Tudo isso com muita classe, amigo, porque você não vai querer perder o passaporte para esse mundo de riqueza, dramas e conflitos, não é mesmo? Mas faça tudo por sua conta e risco, não está mais aqui quem falou.

giphy (2)

Se você gosta de… How I Met Your Mother

Você pode pensar em comer um sanduíche ou tocar uma gaita para se distrair, e eu acho uma ideia válida. Mas eu recomendaria ir mais a fundo. Pegue um guarda-chuva amarelo e vá conhecer pontos da sua cidade nos quais você nunca esteve. Permita-se viver experiências novas, e chame para essas ocasiões seus amigos mais mente-aberta, mesmo aqueles os quais você não é muito íntimo ou que não vê há um bom tempo. Quem sabe daqui há alguns anos você não estará contando para seus filhos como conheceu a mãe ou o pai deles?

giphy (4)

Se você gosta de… Modern Family

Família é tudo igual, só muda de endereço. Por isso, pare de focar naquele seu tio da piada do pavê ou na tia do ”e as namoradas?” e perceba quantos personagens interessantes você tem a disposição nas festinhas de aniversário. Aproxime-se do seu tio mais afeminado, comece a rir das respostas ranzinzas da sua mãe, dê papo para aquela enteada do Tocantins que chegou há pouco tempo. A gente pode ver nossa família de várias perspectivas, e só resta você enxergar que esta reunião de pessoas aleatórias presas por um laço formal é o convite ideal para a excentricidade.

giphy (3)

Se você gosta de… Orange Is The New Black

Eu ia falar para você cometer um delito e parar na prisão local se confessando sozinho depois de fugir da cena do crime, mas… Melhor não. Tudo que precisa é virar o seu mundo de cabeça pra baixo, trocar o preto pelo laranja. Para isso, pinte as paredes do seu quarto ou mude o visu do cabelo. Depois, frequente um bar lésbico com bastante diversidade étnica para entender como garantir seu espaço lá dentro (fique sem sentar em qualquer mesa por alguns dias). Se você cumprir todo esse processo com bastante perseverança, logo estará pronto para fazer amizades. E essas serão as mais inesquecíveis de toda a sua vida.

giphy (1)

– Eu quero parecer feroz.

 

Seja qual for a série que nos identifiquemos, a melhor forma de não entrar no modo “tristeza profunda” é dando nossa cara a tapa, aproveitando a vida. Vale a pena, mesmo quando tudo sai errado. Enjoy!

 

Imagem de capa: pixshark

Fonte: Science Daily

Paulo Finotti
Redação criativa é sua praia e está sempre a espreita de um assunto pseudo-metafísico; melhor ainda se for astronáutico, astrológico e com gifs no meio. Acredita que tudo pode ser engolido se o gosto for palatável.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui