A gente já sabe que sexo só é sexo se houver consentimento, certo? A Tulipán, marca argentina de preservativos, resolveu deixar isso bem claro com a campanha “Prazer Consentido”.
A campanha, feita pela Agência BBDO, trouxe uma apresentação nada convencional para as embalagens de camisinhas: é impossÃvel tirar a tampa da caixa sozinho, ela só se abre a 4 mãos.
“Tulipán sempre falou em prazer seguro, mas para essa campanha entendemos que precisávamos falar sobre o que há de mais importante em qualquer relação sexual: o prazer só é possÃvel se ambos derem seu consentimento primeiro”, afirmou um porta voz da BBDO.
Fica a dúvida se isso é realmente útil, afinal, usar camisinha convencional já é um problemão – pelo menos no Brasil. O número de casos de pessoas com o vÃrus HIV triplicou nos últimos cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. As doenças sexualmente transmissÃveis (DTS) seguem no mesmo caminho, apesar de não haver um estudo nacional sobre o tema, os dados mostram que vivemos uma epidemia de sÃfilis.
De qualquer forma o sucesso foi garantido na Argentina. Segundo a CNN, a empresa pretende colocar essa versão limitada do preservativo para venda online no futuro.
En el sexo vale todo solo si se respeta una regla: el consentimiento de ambos para hacerlo. #PlacerConsentido ? pic.twitter.com/RuIjvbL1yg
— Tulipán Argentina (@TulipanARG) 27 de março de 2019
Vale lembrar que foi na Argentina, quando uma onda de feminicÃdio chocou os moradores locais e todo o mundo, que teve inÃcio em 2015 o movimento Nenhuma a Menos (Ni Una Menos), que luta contra o feminicÃdio e a violência de gênero.
Campanhas de conscientização são, portanto, sempre bem vindas. A ação da Tulipán distribuiu os preservativos gratuitamente em bares de Buenos Aires, espalhando pela noite da capital argentina o slogan: “Se não disse que sim, é não”.