Quando pensamos em um microscópio, logo imaginamos naquela geringonça dos filmes com cientistas. Mas você consegue imaginar um desses feito de papel?
O Foldscope, criado pelo indiano Manu Prakash e por Jim Cybulski, é a mistura das palavras fold e microscope – dobrar e microscópio, em inglês –  e como o nome diz, é um microscópio de verdade feito com papel à prova d’água, um pouco maior que um cartão de crédito.
Ele é como uma cartela de papelão que, ao ser dobrada com encaixe para as lentes, permite visualizar organelas, células e bactérias em tamanho 140 vezes maior. O objetivo, segundo os criadores, é estimular a curiosidade e trazer a ciência (de forma mais barata) para o cotidiano de estudantes carentes.
Segundo os desenvolvedores, já foram enviados 50 mil unidades para mais de 130 paÃses. A iniciativa tem ajudado não só os estudantes, já que encontraram outras utilidades dentro de suas comunidades, tal como reconhecer se uma plantação está infestada ou não. O projeto já dura cinco anos e agora tem como objetivo mandar um milhão de microscópios de papel para pessoas ao redor do mundo em 2017.
Cada unidade da invenção custa apenas U$1 para ser produzido. Você pode garantir o seu por U$20, cerca de R$68, ajudar o projeto a bater a meta e encher de ciência a vida de milhares de pessoas.
Veja o vÃdeo (em inglês) postado pelo canal Moore Fundation do Youtube:
Visualização de uma gota de sangue