• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Criaram um super “microscópio origami” que custa apenas 1,00 Dólar

Do tamanho de um cartão, aumenta a imagem em cerca de 140 vezes.

Quando pensamos em um microscópio, logo imaginamos naquela geringonça dos filmes com cientistas. Mas você consegue imaginar um desses feito de papel?

O Foldscope, criado pelo indiano Manu Prakash e por Jim Cybulski, é a mistura das palavras fold e microscope – dobrar e microscópio, em inglês –  e como o nome diz, é um microscópio de verdade feito com papel à prova d’água, um pouco maior que um cartão de crédito.

Ele é como uma cartela de papelão que, ao ser dobrada com encaixe para as lentes, permite visualizar organelas, células e bactérias em tamanho 140 vezes maior. O objetivo, segundo os criadores, é estimular a curiosidade e trazer a ciência (de forma mais barata) para o cotidiano de estudantes carentes.

Segundo os desenvolvedores, já foram enviados 50 mil unidades para mais de 130 países. A iniciativa tem ajudado não só os estudantes, já que encontraram outras utilidades dentro de suas comunidades, tal como reconhecer se uma plantação está infestada ou não. O projeto já dura cinco anos e agora tem como objetivo mandar um milhão de microscópios de papel para pessoas ao redor do mundo em 2017.

Cada unidade da invenção custa apenas U$1 para ser produzido. Você pode garantir o seu por U$20, cerca de R$68, ajudar o projeto a bater a meta e encher de ciência a vida de milhares de pessoas.

Veja o vídeo (em inglês) postado pelo canal Moore Fundation do Youtube:

Visualização de uma gota de sangue

Fonte(s): Kickstarter, Foldscope, Facebook
Gabriela Roman
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui