Plataforma para alunos do FIES agiliza a denuncia contra Universidades mal-intencionadas
Graças ao fundo de financiamento estudantil do governo, FIES, você conseguiu ingressar em uma faculdade. Mas depois de tanto esforço, a instituição de ensino parece não fazer questão de cumprir com seu principal papel, que é ensinar. E agora?
Fazer uma denúncia ao Ministério da Educação no site oficial é o primeiro passo, mas o problema é que este processo é bastante trabalhoso. Então, para facilitar as denuncias de alunos frustrados com a faculdade, criaram o site “Denúncia à Distância“.
O ator e apresentador Gregório Duvivier, durante seu programa Greg News, exibido pela HBO Brasil, trouxe à tona todo o esquema de fraudes envolvendo a maior empresa de ensino privado do mundo, a Kroton – que é brasileira.
O grupo brasileiro, dono de várias faculdades espalhadas pelo pais, como Anhanguera e Pitágoras, utiliza do benefício do FIES para atrair milhares de pessoas interessadas em cursar uma universidade, só que depois, como o objetivo é apenas o retorno financeiro, os serviços prestados deixam a desejar, com falta de conteúdo, demissão de professores e até uma excessiva quantidade de aulas feitas “à distância”, pela internet.
Usando a ideia de “ensinar à distância”, supostamente e descaradamente proposta pelo grupo Kroton em suas universidades, a equipe do Greg News criou o site “Denúncia à Distância“. Com bom humor e tecnologia, a plataforma promete agilizar todo o processo de denúncia contra qualquer faculdade privada que explora as brechas do fundo de investimento, deixando de entregar ensino de qualidade.
Para fazer a denuncia, antes de tudo você precisa fazer uso do FIES. Então, basta acessar o site e preencher um formulário simples, com nome, e-mail, telefone, o nome da universidade e sua denúncia. Após reunir um bom número de denúncias, Duvivier declarou que o programa as apresentará, de uma só vez, direto ao Ministério da Educação.
Para fazer sua denúncia, clique aqui.