• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Criaram um Óculos para acabar com o enjoo em viagens de carro

Essa novidade é uma ideia dos engenheiros da Citroën.

Você é do tipo de pessoa que adora ler um livro em viagens, mas sempre acaba passando mal? Não pode olhar uma mensagem no celular enquanto está no ônibus que começa aquele enjoo? Se sua resposta é sim, então você sofre de cinetose (a doença do movimento).

Segundo o otorrinolaringologista do hospital Sírio-Libanês, Dr. Maurício Malavasi Ganança, para que nosso corpo possa se orientar, o sistema nervoso central (SNC) adapta as informações propagadas pela visão, tato e labirinto (região da orelha interna).

Entretanto, qualquer conflito no registro dessas informações pode desencadear no corpo a cinetose. Esse enjoo ocorre quando o cérebro tem percepções diferentes nos olhos e ouvidos, sendo mais comum quando estamos nos movimentando e tentando manter a visão fixa em algo próximo.

Os óculos anti-enjoo

Eis que inventaram um óculos “anti-enjoo” que promete resolver isso, o Seetroën – nome que faz uma brincadeira com a palavra “ver” em inglês. Essa novidade foi criada pelos engenheiros da montadora Citroën, com a finalidade de reduzir o enjoo provocados pela movimentação dos veículos.

Segundo a marca, o mal-estar causado pela cinetose acomete 1 em cada 3 pessoas. Por isso, ao saber desse recurso, inicialmente desenvolvido para marinheiros, a marca identificou uma oportunidade de expandir sua utilização em carros, ônibus, aviões, e outros meios de locomoção.

Os óculos para enjoo utilizam a tecnologia Boarding RingTM. São 4 anéis preenchidos com líquido azul, simulando o ângulo e movimentos do horizonte para serem vistos pelos olhos do usuário, solucionando o conflito sensorial que origina o desconforto.

A primeira impressão eles não parecem muito atrativos. No entanto, a Citroën escolheu um estúdio de design coletivo em Paris, o 5.5, para confiar a criação dos óculos. O resultado foi um acessório em armação branca com visual, digamos, diferenciado.

Como funcionam?

O Seetroën deve ser colocado assim que aparecerem os primeiros sintomas de mal-estar. Depois de 10 ou 12 minutos, o dispositivo permitirá que o cérebro ressincronize o movimento percebido pelo labirinto, enquanto os olhos mantem-se fixos em um objeto imóvel como um livro ou celular.

Logo após essa recombinação dos sentidos, você pode tirar os óculos (UFA!) e aproveitar o restante da viagem. Podem ser utilizados por pessoas que façam uso de óculos de grau, e crianças acima de 10 anos. A marca afirmou que a invenção é eficaz em 95% dos casos.

Como comprar o óculos para enjoo?

Os óculos para enjoo estão disponíveis por enquanto apenas para o mercado europeu, na loja online da Citroën. O valor é nada menos que € 99,00, cerca de R$ 450,00 (sem contar o frete). Mesmo por esse valor, o primeiro lote de vendas já está esgotado.

– E aí, você investiria nessa invenção?

Fonte(s): Hospital Sírio Libanês, Quatro Rodas, Citroën do Brasil, Citroën, Autoline
Eliza Inaê
Redatora freelancer, sagitariana e canhota. Apaixonada por séries, livros, Florence + The Machine, sol e comida. Aprendendo a bordar, enxergar o melhor nas pessoas, e a fazer uma bio maneira.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui