Criaram um canudinho reutilizável, portátil e eterno que cabe no seu chaveiro
Se tudo continuar do jeito que está, até o ano de 2050 teremos mais plástico nos oceanos que peixes, e um grande potencializador desse futuro desastroso é o canudinho, conforme já falamos neste artigo.
Mas eis uma boa notícia, até que enfim! O governo brasileiro parece que entendeu o urgente recado e vai finalmente banir plásticos que não forem biodegradáveis, no prazo de 10 anos.
Ou seja, para quem não quer borrar o batom ou molhar o bigode, o negócio vai ser apostar em um canudo reutilizável e portátil, que vai te acompanhar pra vida toda, literalmente.
Apesar de muitos estabelecimentos já oferecerem opções ecológicas aos canudos, como falamos no artigo citado acima, esta iniciativa ainda não está tão presente quanto a natureza gostaria.
Pensando nisso, a diretora de fotografia canadense Emma Cohen, criou “FinalStraw“, uma brincadeira com o termo “(Foi) a gota d’água” e a tradução literal “Último Canudo“.
O produto é um canudo feito em aço inoxidável, que funciona de maneira semelhante às bengalas dobráveis usadas por deficientes visuais, ou seja, ele pode ser dobrado em quatro partes e armazenado em um pequeno estojo, que pode ser fixado em seu chaveiro, no zíper da sua bolsa, etc.
De acordo com os desenvolvedores, ao usar o “FinalStraw”, cada pessoa estaria evitando que cerca de 584 canudinhos plásticos sejam descartados nos oceanos e aterros sanitários por ano, isso porque o produto se diz projetado para durar a vida toda, inclusive a garantia dada é vitalícia.
O “canudinho eterno” ainda vem com uma escovinha para que você consiga limpá-lo com facilidade e seu estojinho tem até 4 cores diferentes. Você pode adquirir o seu por U$20, cerca de R$70, aqui. As estregas estão previstas para novembro de 2018.
Veja abaixo o vídeo de divulgação do canudo, publicado pelo canal do Youtube de Milles Pepper, outra mente criativa por trás da invenção (em inglês):
This Good Good, Fashion Journal, BuzzFeed - Facebook, Core 77