• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Criaram um “air bag” para o Celular não quebrar ao cair no chão

Ao cair, 4 garrinhas impedem que aparelho espatife no chão.

Já diz o ditado: “quem tem celular, tem medo”. Tá, pode não ser exatamente assim, mas o sentimento é o mesmo. Os smartphones insistem em ter uma relação íntima com a força da gravidade e isso é um problemão, ainda mais no Brasil.

Uma pesquisa, liderada pelo professor da FGV, Fernando S. Meirelles, indica que o Brasil pode ter 306 milhões de dispositivos portáteis em uso, ou seja, é um país constantemente preocupado com quedas inesperadas.

Contudo, esse problema parece estar com os dias contados. Já que o estudante Philip Frenzel, da Universidade de Aalen na Alemanha, criou o AD Case — em tradução livre, “Capa de Amortecimento Ativo”.

É uma capinha discreta, com volume mínimo, que funciona como um airbag para seu celular, oferecendo maior proteção contra choques e ainda mantendo o estilo.

Como essa bruxaria funciona?

O case é equipado com sensores que detectam quando o telefone está em queda livre, isso leva ao acionamento de quatro molas que liberam “ganchos” dos cantos. Assim, eles funcionam como um amortecedor, fazendo o telefone quicar quando bate no chão, diminuindo o impacto e prevenindo possíveis arranhões ou rachaduras.

O AD Case oferece proteção de 360° e tem apenas 4,9 mm de espessura, já os ganchos mantêm o aparelho a 33 mm de altura do chão, sendo uma das melhores ideias para, realmente, proteger a tela.

Mas o funcionamento não é mecânico, ela tem uma bateria recarregável por fio ou wireless. Depois de alguma queda, basta esticar os protetores e dobrá-los para dentro da capa de volta.

Apesar de ser uma ótima ideia e operar corretamente em superfícies lisas, ele não possui indícios de que execute bem suas funções em locais irregulares ou acidentados.

Além disso, ainda não há certeza sobre como funciona o sistema de travamento, para evitar que os ganhos seja acionados, acidentalmente, dentro dos bolsos. Embora, acreditamos que isso já deve ter sido considerado.

Quando chega às lojas?

Frenzel, o criador do AD Case, já registrou a patente do produto e, inclusive, recebeu um prêmio da Sociedade Alemã de Mecatrônica em 2018.

Ele ainda anunciou que o projeto será destinado, inicialmente, para os modelos: iPhone X; iPhone 8; iPhone 8 Plus; iPhone 7; iPhone 7 Plus; iPhone 6S; iPhone 6S Plus; iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

A capa milagrosa não teve seu preço revelado e nem tem data de lançamento, mas está com cerca de 80% do projeto finalizado e, em breve, será anunciada uma campanha de crowdfunding no Kickstarter.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui