• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Vale compartilhar: canal de ciência feito por uma criança ensina até aos adultos!

Apesar da idade, os assuntos abordados são bastante complexos.

O Youtube tem evidenciado um fenômeno interessante: além de consumidoras de conteúdo, cada vez mais crianças têm se destacado à frente de canais voltados para o público infantil: são os youtubers mirins. Prova disso é que o youtuber mais bem pago de 2018 no mundo todo tem apenas 7 anos.

Recentemente, no Brasil, um menino de 9 anos conquistou o público na internet. O que ele faz? Fala sobre CIÊNCIA!

Na contramão do conteúdo dos canais infantis mais populares do país (nenhum deles fala sobre qualquer assunto voltado à educação), Vinícius Schvartz caiu no gosto dos internautas dando ‘mini aulas’ sobre Física, Astronomia e Anatomia, por exemplo. Vale dizer que os assuntos abordados são complexos, por isso as aulas também são ótimas para os pais!

Em entrevista ao SOS, Cláudia Schvartz, mãe de Vinícius, contou como tudo começou:

“Ano passado, 2018, ele me falou que queria um livro de Física. Então comprei pra ele um livro do Stephen Hawking,  ‘O Universo numa casca de noz’. Ele começou a gravar uns vídeos explicando o que estava entendendo do livro.”

Cláudia contou que Vinícius sempre foi uma criança ‘precoce’. Aprendeu a ler antes de completar 3 anos e pouco depois demonstrou grande interesse em assuntos incomuns para a idade, como Anatomia. A vontade de compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre tudo o que lia fez surgir seu primeiro canal.

Há alguns dias, porém, o canal foi deletado pelo Youtube e a família não soube explicar o motivo (a Google não se pronunciou). Tiveram, então, que criar um novo canal para Vinícius, que já conta com mais de 34 mil inscritos (mesma quantidade do primeiro canal) e não para de crescer – são mais de 200 mil visualizações.

O menino, que está cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, estuda para gravar cada vídeo. E antes de começar a gravação, repassa o conteúdo com a mãe. Ele é quem decide sobre o que e como vai falar. Cláudia apenas supervisiona e dá suporte: compra livros e providenciou um quadro branco para as aulas do filho.

Vinícius e sua família (a mãe Cláudia, o pai Rodrigo e a irmã Nicole) estão muito felizes com a repercussão e reconhecimento que ele tem recebido.

E não é para menos! Em tempos de tantos vídeos com slime, review de brinquedos e ‘recebidos’, onde alguns canais infantis até têm sido acusados de abuso em publicidade infantil, é um alento ver uma criança se dedicar a algo que vai além do entretenimento puro e simples. Vale a pena acompanhar e valorizar canais assim.

Que tal começar pelo vídeo preferido do Vinícius:

Fonte(s): Youtube - Vinicius Schvartz O Canal das Ciências, O Globo
Daiane Oliveira
Redatora, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui