‘Coxinha com a mão’: Esse gesto pode funcionar como um ‘raio lazer’ de cura
Provavelmente você já fingiu que meditava alguma vez na vida ou pelo menos tentou e obviamente fez aquela típica posição com os dedos, em cima dos joelhos, certo?
Esses gestos com as mãos são carregados de energia e se usados da maneira correta, podem trazer grandes benefícios para sua vida, e há quem diga que até cura algumas doenças.
Essa forma de posicionar as mãos é conhecida pela cultura oriental como mudra, existem diversas variações, cada uma para um objetivo específico e podem ser usadas nas mais variadas atividades, como no yoga, dança indiana e até nas artes marciais.
Há mais de 4.000 anos, especialistas em terapias alternativas e espiritualistas orientais acreditam que, dependo da forma como você posiciona suas mãos sobre alguém ou algo, é possível emanar uma energia muito poderosa sobre alguma região.
Essa energia vem dos 5 elementos da natureza, que são representados pelos dedos:
Dedo Polegar: representa o Fogo (ou Sol);
Dedo Indicador: representa o Ar (ou Vento);
Dedo Médio: representa o Espaço (ou Éter);
Dedo Anelar: representa a Terra (ou Físico);
Dedo Mínimo: representa a Água (ou Emocional).
Finalmente descobrimos de onde vem o Capitão Planeta… Voltando, como cada dedo tem essa energia correspondente ao elemento, acredita-se que dependendo da forma como os posicionamos, canalizamos aquele tipo de energia, que pode ser usada para o bem.
Isso porque cada um desses elementos está relacionado com um de nossos sistemas fisiológicos e com algumas qualidades, como por exemplo o fogo, ligado ao nosso sistema esquelético, emprega qualidades de força, estabilidade e firmeza.
Ou seja, o grande barato dos mudras é que, ao unirmos os dedos e posicioná-los de determinada maneira, aumentamos as opções de conexão com essas energias do Universo e nos colocamos novamente em equilíbrio.
Mas entre todos os mudras, há um em especial, que promete agir como um raio laser de energia, capaz de promover a cura em qualquer região do corpo.
Makula Mudra
De acordo com o site Style At Life, o Makula Mudra – também conhecido como “mudra mão”, pois sua posição se assemelha a uma coxinha flor de lótus – é o único entre todos os mudras que teve seus resultados realmente comprovados.
E só de olhar para esse mudra, você já consegue imaginar o motivo dele ser tão poderoso? Levando em conta a explicação acima, essa posição une os 5 dedos da mão, ou seja, ela reúne os 5 elementos da natureza, concentrando toda essa energia em um único ponto.
Falando grosseiramente, é como se seus dedos se unissem como os Power Rangers, juntos eles formam o poderoso “Megazord” o mundo precisa de vocês.
Segundo a cultura oriental, a prática regular deste mudra é capaz de curar todo o tipo de doenças do nosso corpo, como problemas de pulmões, fígado, rins, intestino, etc.
Além disso, ela garante um sistema imunológico forte, previne doenças, retarda o envelhecimento, melhora a expectativa de vida, melhora a capacidade de memória e causa até felicidade.
Então vamos praticar?
1. Para beneficiar seu corpo todo
Sente-se em uma cadeira ou em posição bem confortável. É importante que seus pés não toquem diretamente o chão. Use um tapete, esteira de yoga ou faça em cima da cama.
Una todos os seus dedos, das duas mãos, estique o braço e sem dobrar os cotovelos apoie o dorso da mão em seus joelhos. Feche os olhos. Dentro de um minuto começará a sentir a energia na ponta de seus dedos. Permaneça na posição, sempre respirando lenta e relaxadamente, de 5 a 10 minutos.
É interessante fazer esse mudra antes das refeições, por até 3 vezes ao dia.
2. Em determinadas regiões
Para atingir um ponto específico com o “raio laser de energia”, o processo é quase o mesmo do citado acima. Porém, após um minuto, quando começar a sentir a energia fluindo pelas pontas dos seus dedos, direcione a mão para o ponto que sinta a dor.
Por exemplo, se estiver com dores no pescoço, leve a mão, na posição de mudra para a região e encoste as pontas dos dedos unidos sobre o local. Faça o movimento por até 5 vezes por dia, por 5 minutos ou o quando achar necessário.
3. Regiões especificas
- Pulmões: Posiciones os dedos à esquerda e à direita, cerca de 5 cm abaixo do esterno.
- Estômago: os dedos de ambas as mãos são aplicados bem em cima do esterno.
- Fígado e Vesícula Biliar: Os dedos da mão esquerda posicionam-se na extremidade inferior do esterno, enquanto sua mão direita faz movimento de “sobe e desce” 21 vezes no fim das costelas do lado direito, como se você quisesse acender um fósforo.
- Baço e Pâncreas: Os dedos da mão direita vão para a extremidade inferior do esterno, enquanto os da mão esquerda fazem o movimento de “sobe e desce” 21 vezes no fim das costelas do lado esquerdo, como se quisesse acender um fósforo.
- Rins: Posicione os dedos de ambas as mãos nas costas, cerca de 5 cm acima da cintura.
- Bexiga: Posicione os dedos de ambas as mãos ao longo do períneo.
- Intestinos: Posicione os dedos de uma mão no umbigo e faça movimento circular, aumentando da direita para a esquerda (como se desenhasse um espiral).
O Segredo, Styles At Life, Universo da Espiritualidade, Yoga en Red, Dr. S. Revanthi's Blog