• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Cortinas, persianas, blackout ou esteira? Nada disso!

O que é melhor para cada ambiente da casa? As vezes a melhor solução é a mais barata.

Nada disso! Todas podem e dever ser utilizadas. Inclusive nada disso.

Mas vamos combinar que ser acordado de manhã com o sol entrando na janela, batendo diretamente na sua cara, não é das experiências mais agradáveis do mundo!

5e99HxV

– Eu odeio luz do sol.

Além disso, a luz do sol incidindo diretamente sobre móveis e aparelhos eletrônicos pode ser bastante prejudicial, além de acabar estragando aquela TV que você ainda nem acabou de pagar.

Para evitar invasão solar matinal, garantindo aqueles minutinhos preciosos de sono ou assegurando a longa vida do seu amado vídeo game, nós separamos algumas dicas e preparamos um Guia Prático para você escolher seu aliado na hora de manter a luz certa na sua casa.

 ***

Cortinas de Tecido

cortina_sossolteiros_vivadecora

Onde usar

Sem dúvida é a opção mais comum quando pensamos em “cobrir a janela”. Cortinas até o chão deixam qualquer cômodo com uma cara elegante e são perfeitas para janelas grandes, que levam para uma varanda, por exemplo. Mas tome cuidado, pois, apesar do aconchego, elas podem fazer sua casa parecer ainda menor.

Opções

Você vai ter a liberdade de pendurar basicamente qualquer tecido que quiser na sua janela, mas atenção, se o pano for muito fino, vai ter claridade do mesmo jeito. Na hora de comprar lembre-se de fazer as perguntas certas para o vendedor – “esse tecido escurece o ambiente?”.

Vantagens

Um mundo de opções! Colocando o acessório (lacinhos ou ilhós) certo, o trabalho é só encaixar o tecido no varão fixado acima da janela. Isso facilita inclusive a retirada na hora de lavar ou quando você simplesmente se enjoar.

 

Persianas

persiana_sossolteiros_vivadecora

Onde usar

Essa pode ser a melhor opção se o ambiente for muito pequeno, principalmente se houver móveis encostados na parede onde fica a janela.

Opções

Nas lojas é fácil de encontrar em cores simples como preto, branco ou creme, mas se você estiver disposto a investir mais, pode achar modelos coloridos que combinem mais com a sua casa.

Vantagens

Uma das vantagens desse tipo de modelo é a facilidade na hora de limpar, nada que um espanador ou um pano seco, uma vez por semana, não resolva. Quando quiser caprichar pode até se valer do aspirador de pó.

 

Blackout (Blecaute)

blecaute_sossolteiros_vivadecora

Onde usar

Ambientes em que realmente não queira nenhum pouquinho de luz. Os usos mais comuns são em quartos, para garantir a escuridão de manhã, e em salas onde ver TV é a atividade mais importante.

Opções

O blecaute na verdade é um tipo de revestimento que bloqueia a passagem de luz, existem modelos em formatos de cortina comum, ou de rolô, que ficam enrolados no alto da janela e não aparecem quando estão ‘guardados’, em ambos os casos, use o blecaute em um tamanho um pouco maior que a janela, para não passar luz por frestinha nenhuma!

Vantagens

O escuro é to-tal! Ou seja, se quiser dormir até tarde no fim de semana não corre o risco de ser acordado antes da hora. Mas existe o risco do contrário também, dormir além da conta em dias de semana. Além disso, ver aquele filme de ação que você baixou comprou legalmente na sala de casa, vai ser bem mais parecido com a experiência de estar no cinema, e nem precisa deixar o salário na hora de comprar pipoca.

 

Cortina tipo esteira

esteira_sossolteiros_vivadecora

Onde usar

Caso você esteja querendo uma decoração com clima mais praiano, rústico ou natural, essa pode ser a sua pedida! Esse tipo de cortina escurece pouco o ambiente, fica a dica.

Opções

Existem no mercado várias opções de materiais naturais, como bambu, juta e palha, além de madeira. Esses materiais todos recebem um tratamento especial para evitar que peguem fungos ou fiquem verdes de mofo. Se você habilidades ninjas de artesanato e decoração, pode até se arriscar num modelo DIY feito a partir de uma esteira comum de praia (mas usa uma nova ok? Não vai encher a janela de areia).

Vantagens

A limpeza do material é bastante simples, tal qual a persiana, um espanador e um paninho sempre e um aspirador de pó as vezes, já garantem a faxina da desse tipo de cortina. Além disso é um modelo que pode ser bastante personalizado com acessórios bacanas, e como quase sempre é de cores naturais,  não pesa na decoração.

 

Sem nada

lavanderia_sossolteiros_vivadecora

Onde usar

Em janelas onde você não faz questão de ter muita privacidade, ou onde a luz do sol pode entrar sem incomodar. Cozinhas e áreas de serviços, onde o calor precisa secar a louça escorrendo na pia, ou a roupa no varal, geralmente são exemplos de ambientes que dispensam o uso de cortina.

Opções

Além da opção óbvia de deixar sua janela do jeito que veio ao mundo, você pode se valer de alguns truques; papel tipo contact com textura fosca pode ser seu aliado, ele vai deixar a claridade entrar, sem deixar que você seja visto de fora. Isso também vale para portas de vidro, daquelas que costumam existir em casas com saída na cozinha.

Vantagens

O preço! Mesmo investindo em vários rolos de vinil adesivo fosco, o custo da sua ‘cortina’ ainda vai ser bastante inferior aos outros modelos citados. Além disso, como é uma opção de ‘transição’, se você estiver morando de aluguel, não vai se preocupar em gastar grana com uma coisa que não vai poder levar na mudança quando o contrato acabar!

 

Apoio

vivadecora-logo

 

Imagens: Viva Decora

Raquel Godoy
Pós-graduada em marketing, com oito anos de experiência em comunicação e consumidor. Depois de passar por repúblicas, dividir apartamento com amigos e finalmente morar sozinha, entende que a casa deve ser um refúgio especial com a cara de quem vive nela. Integrante da equipe Viva Decora.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui