Colunas

Cortar coentro ou salsa facilmente com ralador (testamos o truque!)

10 de março de 2022
Postado por Daiane Oliveira

Como cortar ervas com facilidade? Existe uma forma simples de separar o talo do coentro? Utilizar um ralador para cortar salsa é mais fácil? Saiba tudo a seguir.

 

Separar o talo das ervas com facilidade

Coentro é uma erva, digamos, polêmica. Há quem ame, há quem odeie. Inclusive existe estudo científico revelando que odiar coentro é uma característica genética.

Mas, além disso, ainda existe a turma que só consome essa erva (e outras) se for retirado o talinho dela – ao que parece, em alguma pessoas, o talo costuma ficar grudando na boca. Seja como for, separar a folha é uma necessidade para muita gente.

Eis que uma dica viralizou na internet justamente ensinando a separar o talo do coentro e salsa de maneira rápida, utilizando um ralador.

@morielbethobertanner #lifehack ♬ Ultimate life hacks – Kelly – The Life Bath

A ideia viral, compartilhada pela usuária do Tiktok, Moriel Beth Obertann, já foi vista mais de 1,5 milhão de vezes e ensina a encaixar os talos das ervas nas aberturas do ralador e puxar. Nessa ação, as folhas são separadas imediatamente.

Isso nos deixou intrigados… Será que funciona?

Reprodução/Tiktok @morielbethobertanner, https://vm.tiktok.com/ZMLyhkVFH/

SEM LEGENDA

 

Teste: cortando coentro e salsa com um ralador

Para executar este truque você precisará apenas de:

  • Coentro ou Salsa (ou a erva que preferir);

  • Um ralador (de preferência modelos maiores para facilitar o manuseio).

Pausa para uma correção: nos vídeos dos testes nós dissemos que utilizamos salsa, mas já fomos advertidos e deixamos a errata: era coentro!

Voltando à dica, a execução dela é bem simples:

Basta passar os talos pelo buraquinho do ralador e puxá-los pela parte de baixo. Desta forma, as folhas são arrancadas, ficando na superfície do ralador.

No primeiro teste, tentamos com apenas um galhinho de coentro. Não funcionou, porque passou tudo direto pelo buraquinho do ralador.

Não era salsa, era coentro e veja só o tamanho do “buraquinho” (não foi muito esperto da nossa parte, sabemos).

 

Já no segundo teste, utilizamos alguns talos juntos, inseridos no mesmo espaço do ralado – e funcionou. As folhas foram rapidamente separadas do talo.

 

No terceiro teste, tentamos colocar vários talos em vários buraquinhos e puxar tudo ao mesmo tempo. Assim, a maioria das folhas saiu, mas ainda ficaram algumas.

 

Aqui, as folhas já congeladas que separamos do talo utilizando a dica – elas ficam inteiras. 

 

Picar ervas com o ralador funciona?

Sim, a dica funciona! O truque cumpre o que promete, que é separar as folhas dos talos.

Mas… dá bastante trabalho, para encaixar os talos nos buraquinhos perde-se muito tempo, então o ideal seria fazer logo grandes quantidades e armazenar. Ou utilizar a boa e velha tesoura ou faca que é mais rápido e fácil.

Muitos internautas também argumentaram que utilizar toda a erva é melhor do que separar as folhas, já que os talos são fontes de nutrientes, além de bastante aromáticos.

Eu pico bem picadinho e uso os talos, eles dão muito sabor na comida. Mas o vídeo é legal, se a gene quiser só usar as folhas e guardar os talos para fazer caldos também dá certo“, comentou Elynes Ferreira no Instagram.

No YouTube, o seguidor Felipe Menezes reforçou que utilizar os furos menores do ralador para, assim, conseguir separar as folhas com ainda mais precisão. Mas vale lembrar que quanto menor o buraquinho, mais difícil encaixar.

Segundo comentário de Cida Almeida, nossa seguidora no TikTok, o truque também dá certo com os furinhos de escorredores de macarrão – seguindo essa lógica, funciona com escorredor de arroz das mesma forma (nós não testamos).

 

O que você precisa saber sobre esta dica:

  • Cortar salsa e coentro com o ralador funciona;
  • Mas a técnica dá trabalho, mais do que cortar com a faca ou tesoura, por exemplo;
  • Utilizar alguns talinhos juntos, no mesmo furo do ralador, funciona melhor;
  • Os furinhos menores são mais indicados;
  • Escorredor de macarrão e de arroz também podem funcionar;
  • Jamais descarte os talos, utilize em outras receitas – como o caldo de legumes.

 

Assista ao nosso teste

Para acessar o vídeo completo, assista aqui no Instagram.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

MATÉRIAS RELACIONADAS