O especialista em virologia, biólogo, pesquisador e comunicador científico, Átila Iamarino está fazendo um trabalho excepcional nas redes sociais em meio a pandemia do COVID-19.
Constantemente atualizando internautas sobre as principais e mais confiáveis notícias sobre o vírus, acaba de revelar mais uma informação importante:
Um estudo comparou quanto tempo o coronavírus dura no meio ambiente, chegando a algumas conclusões preocupantes – ele pode durar dias em superfícies de plástico e inox. Quanto mais tempo ele dura em uma superfície, maior deve ser o cuidado para limpá-la.
• 3 horas suspenso no ar (aerosol de espirro, por exemplo), em ambientes fechados com o mesmo ar circulando.
• 4 horas sobre cobre.
• Até 24 horas sobre papel/papelão.
• 2 a 3 dias sobre plástico ou aço inox.
Para limpeza dos ambientes, Átila explica que qualquer desinfetante funciona, assim como álcool 60 a 80% (gel incluso), detergente (pode misturar com água), dessa forma a capinha de gordura do coronavírus é destruída, deixando a superfície higienizada. Se possível, limpe todos os dias.
Para limpeza do seu aparelho celular, basta aplicar álcool gel 70% em um pano sem fiapos e passar no aparelho desligado e desconectado, na capinha também. Limpe o aparelho todos os dias, e se sair de casa limpe novamente.