Já falamos aqui no SOS sobre como é importante mantermos as medidas de isolamento para achatar a curva de transmissão do novo coronavírus, então ficar em casa, para quem tem essa opção, é o melhor que podemos fazer.
Para evitar o sedentarismo, mesmo durante a quarentena, muitas pessoas tem optado por realizar séries de exercícios em casa, ou mesmo dançar para movimentar o corpo de alguma forma.
Um vídeo que viralizou especialmente em aplicativos de mensagens chama a atenção para a necessidade de se realizar outra modalidade de exercícios: ventilação do pulmão, também conhecidos como exercícios respiratórios.
O conteúdo, feito pela fisioterapeuta e mestra em Ciências Médicas, Carolina Webber Kaercher e compartilhado em suas redes sociais, apresenta quatro exercícios básicos direcionados principalmente para idosos e demais pessoas dos grupos de riscos para a COVID-19, mas que podem (e devem) ser feitos por qualquer pessoa.
Ver essa foto no Instagram
Fisioterapeuta Carolina Webber ensina exercícios respiratórios para idosos e demais grupos de risco
Kaercher explicou ao SOS que, como passamos muito tempo deitados ou sentados nesses dias de quarentena, utilizamos apenas a musculatura acessória da respiração e, com isso, ventilamos pouco os pulmões.
“Os exercícios vão expandir os pulmões, vão fazer com que se treine o uso do diafragma, principal músculo respiratório, e mobilizar alguma secreção que possa estar depositada nos pulmões e vias aéreas”, destacou.
Carolina recomenda que, três vezes ao dia, se faça cerca de 5 repetições de cada exercício que detalhamos logo a seguir:
1º Exercício:
Consiste em:
-
Inspirar;
-
Inflar (encher de ar) a barriga e os pulmões;
-
Expirar – assoprando o ar.
Inspirar:
Inflar a barriga e os pulmões:
Depois, expirar – assoprando o ar:
2º Exercício:
O segundo exercício é feito basicamente como o primeiro, com a diferença de realizar pausas entre cada etapa.
Entre “Inspirar” e “Inflar a barriga e os pulmões”, faça-se uma pausa; bem como antes de “Expirar”.
3º Exercício:
Para esse exercício é necessário um canudo e meio copo de água potável em temperatura ambiente.
Comece “Inspirando” como anteriormente, depois “Expire” assoprando o canudo no copo; conforme a demonstração:
Carolina destaca que esse exercício, também conhecido como coluna d’água, é importante para fluidificar possíveis secreções, facilitando a limpeza dos pulmões.
4º Exercício
Um exercício também simples.
Consiste em “Inspirar” erguendo os braços e “Expirar” abaixando-os. Como os demais, fazer 5 repetições.
A fisioterapeuta destaca que o movimento de erguer os braços abre espaço entre os pulmões, favorecendo uma melhor ventilação.
Além desses simples, porém eficientes exercícios, Kaercher pondera a importância de, sempre que possível, abrir portas e janelas da residência para ventilar os ambientes, caminhar pela casa, realizar alongamentos e exercícios de elevação na ponta dos pés; além de, é claro, manter uma alimentação adequada e beber bastante água.