• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Coronavírus: cartilha ilustrada alerta como se proteger e evitar contágio

Um verdadeiro guia de proteção: nada de pânico, muito sabão e álcool gel.

Daiane Oliveira Publicado: 28/02/2020 10:37 | Atualizado: 28/02/2020 14:03

Eis que, após o carnaval 2020, foi confirmado no Brasil o primeiro caso positivo para o novo Coronavírus.

Apesar de os números causarem certo estranhamento e preocupação, não há motivo para pânico. A letalidade do novo Coronavírus – hoje estimada em cerca de 3,4% – não é tão alta se comparada a outras síndromes respiratórias já enfrentadas pelo mundo, como a Mers, com letalidade de 38%, e a Sars, com 9,6%.

Também vale lembrar o que mencionamos no carnaval: nosso clima, por ser predominantemente quente, não é favorável para a rápida propagação de vírus; no mesmo artigo listamos algumas orientações para se proteger de contaminações por vírus respiratórios:

Eis que viralizou um excelente guia ilustrado nas redes sociais e aplicativos de conversa. Wei Man Kow, ilustradora de Cingapura, publicou em seu Instagram uma série de imagens com orientações para proteção contra o novo Coronavírus.

As ilustrações de Wei são tão interessantes que têm circulado pelo mundo inteiro, inclusive foram traduzidas para o português por pesquisadores da Universidade de Coimbra (Portugal) e são um verdadeiro guia de proteção. Se liga:

 

Dicas extras

Outras dicas nesse sentido já foram divulgadas aqui no SOS, como a melhor forma de espirrar ou tossir para evitar contágio, bem como a maneira ideal de lavar as mãos, segundo a Organização Mundial da Sáude (OMS):

Lembre-se de ao final lavar os punhos também.

 

Fonte(s): Publico, G1
Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui