Coque masculino: A ciência tem uma péssima notícia!
Dois mil e quinze estava sendo um ano tranquilíssimo até que da noite para o dia um estranho fenômeno invadiu grande parte das cabeças masculinas, resultando na erupção de seus pensamentos em forma de um coque samurai.
A polêmica aconteceu porque o coque samurai é um estilo de vida, uma religião, um dogma e uma forma diferenciada de ver o mundo, e isso mexeu com o imaginário fashion de homens de diferentes idades e classes sociais, como um outro fenômeno mais antigo, a barba.
Haters travaram uma batalha sangrenta e cruel na internet, defendendo a decapitação ou a beatificação do penteado, até que a ciência decidiu se pronunciar e para a in/felicidade parcial da nação, deu o seu veredito final:
“O coque samurai ainda vai te deixar careca.”
Sem histeria, recomponha-se, eu vou explicar. Como publicado no site .Mic, a tração excessiva do cabelo por longos períodos é um dos maiores causadores da alopecia, que nada mais é que o nome científico da calvície.
E isso vale para todos as formas de prender o cabelo como os rabos de cavalo, tranças, qualquer tipo de coque, uso de chapinha, bobes e até mesmo uma inofensiva tiara.
É que a tração feita para construir o coque samurai faz com que os fios se dobrem em apenas um sentido, o que acaba provocando a queda desses fios, danificando a sua base e causando a morte do folículo responsável pelo seu crescimento, que acaba cicatrizando, como afirma o site da Clínica Tricosalus, uma das principais no tratamento da calvície no Brasil.
Parece inofensivo, mas quando você perde um fio, acaba deixando os outros indefesos e propensos a cair.
Num passe de mágica você pode perder áreas de até 3 centímetros de cabelo que só vai voltar a crescer se você iniciar um tratamento a tempo.
Esse problema é um antigo conhecido das mulheres, como revela um estudo de 1958, mas com a onda de cabelos masculinos compridos e presos, o dilema rapidamente agora é realidade entre os homens.
Se você usa o coque samurai e notou que alguma região está com queda acentuada de fios, principalmente na região da testa e têmporas, procure um médico agora.
Você pode seguir ostentando seu coque, mas de vez em quando, até a moda deve ser consumida com parcimônia. Evite usá-lo diariamente, mas não o abandone do nada, coques samurais também tem sentimentos. E não dê bola para os outros, é tudo inveja.
Imagem de capa: answers
Fontes: Mic | Tricosalus