• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Azia: Troque o Sal de Frutas por Água com Gás – será?

Gambiarra contra má digestão alivia, não dá em nada ou só piora? Entenda.

Depois daquele churrasco regado à cerveja ou do terceiro prato de feijoada, bate aquela sensação de prazer e satisfação… Ou não!

F64joQO

Nada pior do que a horrível sensação de azia, quando a conversa com o almoço continua até o jantar. Parece que um monstro quer sair de você. Mas está com preguiça.

Para resolver isso, é normal partir para o sal de frutas, mas e se não tem isso, será que uma águinha com gás resolve? O SOS conversou com Rodrigo Lima, diretor de comunicação da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade) para descobrir.

E aí doutor, funciona?

De acordo com o especialista, o que faz com que a sensação de inchaço e má digestão vá embora são as eructações (ou aqueles belíssimos e populares arrotos), que são provocados pelo fato de o sal de frutas ser efervescente.

Por ter essa mesma propriedade “de bolhinhas”, a água com gás também traz um certo alívio, afinal quem consegue tomar aquilo sem arrotar?

enoaguacomgas_arroto_sossolteiros

E o alívio para a azia?

Sinto dizer, amigo, mas se você não suporta o gosto daquele pozinho, seu destino é bater um papo com a feijoada até a hora de dormir.

Segundo Lima, embora a água com gás alivie os sintomas causados pela má-digestão, as propriedades medicinais não são as mesmas. Ela vai ser útil apenas contra um desconforto, não contra a azia. “Diferente do sal de frutas, a água com gás não contém nenhuma substância que reduza a acidez, e por isso não tem o mesmo efeito. ”

Ele aponta ainda que mesmo o sal de frutas não é eficaz se o problema for recorrente de algo maior (gastrite ou refluxo, por exemplo). Para o especialista também vale a pena evitar alguns temperos, como pimenta e cominho, além de comer coisas mais leves.

Imagem de capa: mumptystyle

Lucas De Vivo
Um estudante de Jornalismo meio maluco, geek, que tem mais brinquedos do que móveis no quarto, apaixonado por essa coisa insana chamada criatividade e fino apreciador de omelete de queijo com arroz e banana.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui