• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Criaram uma tinta de parede que é autolimpante, elimina odores e purifica o ar

Após aplicação em um túnel, 51% da poluição do ar desapareceu.

Quem mora em grandes cidades sabe que a poluição, além de acabar com o visual, traz diversos problemas para a nossa saúde.

Uma criação promete acabar com esses problemas quase como mágica. Trata-se de um tinta capaz de absorver a poluição e purificar o ar. Pode ser aplicada em revestimentos, paredes, cerâmicas e outras superfícies.

Eu amo, amo, amo, amo essa ideia.

Graças a uma tecnologia baseada no processo químico fotocatálise a tinta também mata bactérias, eliminam odores, reduz o crescimento de germes e decompõe a poeira.

E o que tem nessa tinta?

A substância que faz esse milagre todo é o dióxido de titânio, um pó branco usado como pigmento não só nessa tinta, mas também em papel e plástico. Esse pó faz a fotocatálise, ou seja, aumenta a velocidade de reações químicas quando exposto à luz, fazendo a sujeira desaparecer no processo.

Com o calor da luz (natural ou artificial), a tinta libera radicais livres que quebram os agentes poluentes como o óxido de nitrogênio, por exemplo, e transforma-os em moléculas de sal.

O procedimento teve como inspiração o processo de fotossíntese das plantas e já foi estudado e aprovado por universidades da Dinamarca, Inglaterra, Japão e vários outros países, as quais confirmam o funcionamento da invenção.

Segundo reportagem do Jornal Hoje da Rede Globo, um teste feito na Itália mostrou que, após utilizarem a tinta no interior de um túnel, a quantidade de gases poluentes na área teve queda de 51%.

Tinta sendo aplicada em um túnel de Roma.

Ainda segundo a reportagem, a tinta já vem sendo estuda há alguns anos e possivelmente, em um futuro próximo, os carros podem ser pintados com ela, acabando com a poluição que os próprios causam ao ambiente.

Pó de titânio faz mal à saúde?

O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional americano fez um estudo, publicado no site da Federação Europeia de Fotocatáliseanalisando a saúde de trabalhadores expostos à substância durante vinte anos.

Resultado: o pó de titânio não teve nenhum efeito negativo sobre o organismo.

Legal! E onde eu compro?

A tinta já existe em algumas lojas do Brasil como a Eccolust, de Porto Alegre, que vende 18 litros da tinta por aproximadamente R$500.

Também existem lojas que vendem vidros e cerâmicas com a mesma tecnologia. Para ver uma lista com várias sugestões, clique aqui.

Tinta Térmica Autolimpante

O preço ainda é salgado mas a tinta funciona. E convenhamos, respirar ar limpo não tem preço!

Fonte(s): PhotoCatalysis, G1, G1
Alexandre Carneiro
Viciado em café, videogame, seriados, filmes, música, internet e umas coisitas más... Escrever, ler, assistir, escutar e matutar é o que faço de melhor. Made in Goiás.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui