Criaram uma tinta de parede que é autolimpante, elimina odores e purifica o ar
Quem mora em grandes cidades sabe que a poluição, além de acabar com o visual, traz diversos problemas para a nossa saúde.
Uma criação promete acabar com esses problemas quase como mágica. Trata-se de um tinta capaz de absorver a poluição e purificar o ar. Pode ser aplicada em revestimentos, paredes, cerâmicas e outras superfícies.
Graças a uma tecnologia baseada no processo químico fotocatálise a tinta também mata bactérias, eliminam odores, reduz o crescimento de germes e decompõe a poeira.
E o que tem nessa tinta?
A substância que faz esse milagre todo é o dióxido de titânio, um pó branco usado como pigmento não só nessa tinta, mas também em papel e plástico. Esse pó faz a fotocatálise, ou seja, aumenta a velocidade de reações químicas quando exposto à luz, fazendo a sujeira desaparecer no processo.
Com o calor da luz (natural ou artificial), a tinta libera radicais livres que quebram os agentes poluentes como o óxido de nitrogênio, por exemplo, e transforma-os em moléculas de sal.
O procedimento teve como inspiração o processo de fotossíntese das plantas e já foi estudado e aprovado por universidades da Dinamarca, Inglaterra, Japão e vários outros países, as quais confirmam o funcionamento da invenção.
Segundo reportagem do Jornal Hoje da Rede Globo, um teste feito na Itália mostrou que, após utilizarem a tinta no interior de um túnel, a quantidade de gases poluentes na área teve queda de 51%.
Ainda segundo a reportagem, a tinta já vem sendo estuda há alguns anos e possivelmente, em um futuro próximo, os carros podem ser pintados com ela, acabando com a poluição que os próprios causam ao ambiente.
Pó de titânio faz mal à saúde?
O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional americano fez um estudo, publicado no site da Federação Europeia de Fotocatálise, analisando a saúde de trabalhadores expostos à substância durante vinte anos.
Resultado: o pó de titânio não teve nenhum efeito negativo sobre o organismo.
Legal! E onde eu compro?
A tinta já existe em algumas lojas do Brasil como a Eccolust, de Porto Alegre, que vende 18 litros da tinta por aproximadamente R$500.
Também existem lojas que vendem vidros e cerâmicas com a mesma tecnologia. Para ver uma lista com várias sugestões, clique aqui.
O preço ainda é salgado mas a tinta funciona. E convenhamos, respirar ar limpo não tem preço!