• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Truque simples para evitar que peças de “couro falso” descasquem

Você só precisa de um produto que certamente terá em casa.

Sua jaqueta de “couro falso” preferida começou a descascar te obrigando a aposentar seu look matador até comprar uma outra jaqueta parecida.

Mas para que isso não aconteça de novo, saiba que tem um segredinho porreta para prolongar a vida útil das suas peças feitas em couro sintético ou ecológico.

Me diga como!

Por que descasca?

A principal diferença entre couro sintético e couro ecológico é que o primeiro é desenvolvido através de compostos químicos, como o poliuretano, que se assemelha a um tipo de vinil ou resina. Já o segundo é desenvolvido através de fontes sustentáveis, como a borracha extraída das seringueiras.

Ambas versões desse “couro falso”, com o tempo, tendem a rachar devido ao ressecamento do material, que fazem o tecido literalmente esfarelar, até ir para a lata do lixo.

Para o couro de origem animal, existem produtos específicos para hidratar a peça e evitar o ressacamento que possa prejudicar a qualidade do material. E saiba, a peça 100% couro, se não for bem cuidada, pode ter o mesmo fim.

E aí está a solução para nosso problema: hidratação!

Hidrate suas peças!

Não, ela não precisa beber 3 litros de água por dia. Essa hidratação é bem mais simples que isso.

Para prolongar a vida útil de qualquer peça feita em couro sintético ou ecológico você pode usar produtos baratinhos, que provavelmente tem aí na sua casa. Pode ser creme para pentear, hidratante corporal ou óleos essenciais.

Basta passar o produto por toda a peça, até que ele seja bem absorvido pelo “couro falso” e pronto. Assim como acontece com sua pele quando ela está seca, essas substâncias oleosas vão hidratar a peça, evitando o ressecamento, as rachaduras e o esfarelamento.

Vale lembrar que essa técnica é apenas para prolongar o tempo de sua da peça pois, mais cedo ou mais tarde, o material vai de desgastar e provavelmente irá rachar e esfarelar.

Falando nisso, descobrimos que usar o termo “couro” na venda desses tipos de peça foi proibido por lei. O correto é falar apenas material sintético ou ecológico.

Outros cuidados

Existem outras maneiras de ajudar a sua jaqueta, ou qualquer outra peça feita com um desses materiais, a durarem mais. Veja algumas dicas:

  • Não dobre nenhum das peças! A probabilidade da marca da dobra ficar para sempre são grandes. Além disso, se rolar um ressecamento, é nessa marca que a primeira rachadura provavelmente irá surgir.

  • Ficar muito tempo sem usar também ajuda no ressecamento da peça. Use-a sempre que possível ou coloque-a para ventilar de vez em quando.

  • Não coloque outras peças do mesmo material perto. As peças sintéticas são como plástico, elas podem grudar uma na outra se ficarem próximas.

  • Se notar poeira sob a peça, limpe bem com um pano úmido e deixe secar arejando. A poeira pode ajudar no ressecamento do “couro falso”.

  • Nunca coloque as peças no sol. Isso vai ressecar o tecido rapidamente.

O vídeo abaixo foi publicado por Luh Shot, ele hidrata uma jaqueta de couro sintético usando creme para pentear.

Fonte(s): Mulherzice, Mania de Praxe, Vix, Armazem Tecidos, O Globo, Luh Shot - Youtube
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui