"Hygge": Conheça mais sobre a sensação do momento para quem busca felicidade e plenitude
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

“Hygge”: Conheça mais sobre a sensação do momento para quem busca felicidade e plenitude

O segredo dinamarquês é curtir o conforto da vida.

Redação - Almanaque SOS Publicado: 29/05/2017 15:23 | Atualizado: 29/05/2017 15:33

Apesar de recentemente ter pedido seu posto para a Noruega, a Dinamarca ainda é conhecida como o país mais feliz do mundo. Finalmente revelaram o segredo para tal feito.

O motivo para tamanha felicidade dos dinamarqueses pode ser resumido em uma única palavra, que assim como a nossa “saudade”, também não tem tradução: Hygge.

O que significa Hygge?

Segundo Sussane Nilsson, em entrevista à BBC, hygge (se pronuncia “huga”) é tudo aquilo que lhe trás uma sensação de aconchego, conforto, um bem estar que transcende os problemas do dia a dia. Um café quentinho em um dia frio, assistir TV embaixo das cobertas, uma luz de velas durante o jantar… tudo isso é hygge.

Embora tenha nascido na Dinamarca, devido ao clima frio que obriga as pessoas a ficarem mais em casa desfrutando momentos agradáveis com amigos e família, a ideia de hygge pode ser aplicada em outras regiões, como aqui no Brasil, por exemplo.

Como botar em prática?

Podemos utilizá-lo na decoração, com tapetes felpudos, velas, uma coberta feita pela vovó; na hora das refeições com comidas fartas, apetitosas e cheirosas e até no clima do ambiente, com sons suaves e acolhedores.

Objetos rústicos, o toque da madeira, o cheirinho das plantas… Tudo o que te dá prazer e conforto, seja no visual, no tato, olfato ou paladar é bem vindo. Provocar a “sensação dinamarquesa” em terras tupiniquins é mais fácil do que se imagina.

Faça o exercício, busque inspirações na própria internet, adiantamos algumas sugestões de pesquisa aqui aqui, também aqui e aqui.

Todos podem ter acesso ao hygge

O mais interessante dessa sensação é que ela não é exclusiva de uma determinada classe social. Ok, você pode pensar que é muito fácil sentir-se confortável e de bem com a vida com tapetes caros e uma lareira pomposa na sala, mas o hygge vai além disso.

Um banho de mangueira em um sábado a tarde, sentar na feira para comer um pastel quentinho, risadas com amigos durante uma cervejinha… tudo depende de como você encara a situação e qual o bem estar que ela te proporciona.

Te fez bem, te acalentou? Alegre-se, está vivendo um momento hygge.

Acima de tudo, hygge é ser bom consigo mesmo, não viver de privações e buscar sempre o seu bem estar e o do outro. Talvez, essa busca pelo sorriso, pelo prazer em estar vivo, neste pequeno momento, seja mesmo o grande segredo da felicidade da Dinamarca.

“Na Dinamarca não há muitas privações forçadas. O que se tenta é ser generoso consigo mesmo e com os demais. Os dinamarqueses não bebem ou comem em excesso e depois cortam tudo. Nem fazem dietas ‘ioiô’.” declara à publicação Helen Russell, autora de um livro sobre o tema.

Será que a segunda-feira será um dia mais feliz caso tomemos um cafezinho embaixo da coberta ouvindo nossa canção preferida? Não custa tentar, né?

Fonte(s): BBC, Revista Estante, Visão
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook e Instagram .

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui