• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Manobra para voltar a sentir cheiro e sabor após Covid-19 funciona?

A técnica ensinada por um quiroprático fez sucesso nas redes sociais.

Ana Cláudia Oliveira Publicado: 02/04/2021 11:29 | Atualizado: 02/04/2021 12:17

Uma técnica que promete dar retorno ao olfato e paladar com apenas alguns toques no corpo faz sucesso nas redes sociais. A manobra ensinada por um quiroprático é desconhecida por otorrinolaringologistas.

 

Manobra promete trazer o cheiro e o gosto de volta após o Covid-19

Recentemente, uma matéria no canal Arizona’s Family, Estados Unidos, fez enorme sucesso no mundo ao relatar uma técnica que promete trazer de volta aos sentidos perdidos com apenas com um peteleco na parte posterior da cabeça, enquanto toca o coração, a testa e depois a língua.

Segundo o criador da técnica, quiroprático e especialista em alergias, Dr. Kevin W. Ross, a técnica afetaria o nervo olfatório. O especialista diz que esse truque é apenas um conceito do que ele aprendeu e que não funcionaria com todas as pessoas.

Assista ao vídeo demonstrativo no Youtube:

Diante dessa proposta, a influenciadora estadunidense Hildsy Marie postou em seu perfil no TikTok um vídeo testando a técnica, relatando sua experiência. Ao final, ela relata que a manobra realmente trouxe o olfato e o paladar de volta.

Hildsy perdeu tanto a sensibilidade ao cheiro e gosto por conta da Covid-19.

@hildsymarieI am actually shaking wow 😮🤭 #covid #tasteandsmell #hack #somethingyoulearned #fyp #foryou #tiktok♬ Coffee Music – Cafe Music BGM channel

Na sequência do vídeo, a tiktoker apresenta a técnica ensinada pelo quiroprático. Em seguida, com ajuda de outra pessoa, faz a manobra. Ao final, afirma ter voltado a sentir cheiro e sabor.

Na publicação, muitas pessoas comentaram alegando que conseguiram o resultado esperado. É claro, apenas lendo a caixa de comentários, fica difícil tirar uma conclusão sólida sem consultar algum médico especialista.

Comentários traduzidos automaticamente pelo Google Tradutor.

 

Opinião dos especialistas e o treinamento olfativo

Os especialistas que ouvimos são bem claros ao afirmarem que nem essa ou qualquer outra manobra do tipo vai devolver o olfato e o paladar pós Covid.

Segundo o Dr. Arthur Grinfeld, médico especialista em otorrinolaringologia, “não existe evidência científica alguma que comprove a eficácia desses macetes que surgiram na internet ao longo da pandemia”.

Ele diz ainda que a melhor forma de lidar com esse tipo de sequela é seguir as orientações de um otorrino, como por exemplo, fazer o treinamento olfativo.

“[Esse treinamento consiste em fazer] ao menos duas vezes ao dia […], a inalação de diferentes aromas, com características diferentes, em inalações curtas, com cerca de 20 segundos cada”, afirma o médico.

A médica Gabriela Meireles, médica otorrinolaringologista, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), descarta a possibilidade da técnica do vídeo devolver olfato e paladar após a Covid-19.

“Ainda é pouco esclarecida a maneira com a qual o coronavírus gera a perda de olfato e paladar, porém o que se tem descoberto é que o vírus gera lesão direta a células de sustentação dos neurônios responsáveis pelo olfato, dessa maneira, as manobras citadas no vídeo não alterariam a lesão já pré-estabelecida pelo vírus”, explica a otorrinolaringologista.

Em caso de permanência da perda desses sentidos, mesmo depois de ter vencido a Covid-19, o indico é ir ao otorrinolaringologista. Esse especialista médico vai orientar da melhor maneira como fazer o processo de treinamento olfativo.

 

Se quiser, pode testar a manobra

Caso queira fazer a técnica do quiroprático estadunidense, Gabriela Meireles afirma que não há riscos, além do fato que objetivo final não vai ser alcançado, que é o retorno dos sentidos em questão.

Há pessoas no comentário do vídeo de Hildsy Marie que sugerem um sucesso placebo para técnica. Isso significa que de alguma maneira o inconsciente da pessoa desperta e de tanto querer voltar a ter seus sentidos, eles acabam retornando.

Gabriela diz que, como as células ligadas a esses sintomas e sequelas podem se regenerar, há possibilidade de “recuperação espontânea da capacidade de sentir odores e gostos, pode ser interpretada pelo paciente como uma consequência do uso da técnica”.

 

Quando voltarei a sentir cheiro ou gosto?

Apesar de a maioria das pessoas voltarem a normalidade em pouco tempo, ambos os médicos consultados para esse artigo dizem que não há muitas certezas sobre o tema na literatura médica, afinal, é tudo novo.

Arthur Grinfeld explica que já se sabe o porque da perda do olfato e paladar serem sintoma ou sequelas.

“Os quadros virais, como o coronavírus, que acometem as vias aéreas superiores, nariz, cavidades nasais, seios paranasais e faringe, podem causar lesões no epitélio olfatório e com isso, a perda transitória ou permanente do olfato”, conta.

Gabriela Meireles lembra que há muito o que se descobrir e reforça que vírus causa lesões em regiões específicas do corpo ligadas aos sentidos do nariz e da boca. Isso explica tais sintomas.

Infelizmente, há pessoas que meses depois de terem contraído o coronavírus ainda seguem com as mesmas sequelas. Um exemplo disso é a primeira infectada do Rio de Janeiro, a advogada Jeniffer Pereira Melgaço, de 29 anos. Segundo O Globo, ela ainda não sente nem gosto e nem cheiro, mesmo depois de um ano após a doença.

Não há prazos determinados para as reações do corpo em relação ao coronavírus, portanto, ainda lidaremos com casos como o de Jeniffer.

Para além disso tudo, é importante frisar que só é considerada sequela pós-Covid se os sintomas permanecerem depois de dois meses que se encerrou o ciclo da doença. Neste caso, sim, é importante buscar um otorrino para ser orientado sobre os treinamentos olfativos.

Para a produção dessa matéria tanto o médico Kevin, quanto a tiktoker Hildsy Marie foram procurados, porém nenhum dos dois responderam nosso contato.

Ana Cláudia Oliveira
Jornalista soteropolitana que ama escrever, conversar e descobrir novidades aleatórias. Apaixonada por doces e pelo Esporte Clube Bahia (apesar dele aparentemente não ligar muito para isso). Tem riso frouxo e humor sensível para piadas bobas. Obrigada por ter lido o texto e essa bio, até a próxima <3

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui