Como virar a noite: 8 Truques das Forças Especiais dos EUA
Se você já passou por um daqueles momentos difíceis em que uma prova ou um prazo de entrega para um projeto de trabalho o espera na manhã seguinte e tudo parece estar fora de controle, certamente já lutou contra o sono e virou – ou tentou virar – a noite.
Passar a noite inteira acordado não é algo fácil para a maioria das pessoas, mas é uma estratégia que tem ajudado muita gente a terminar tarefas pendentes dentro do prazo e evitar provas zeradas, saias justas no trabalho e possíveis demissões.
Para mostrar quais as vantagens e as desvantagens de virar a noite, o site The Art of Manliness publicou um artigo sobre as dicas coletadas com um grupo de ex-soldados, veteranos das Forças Especiais e fuzileiros navais dos Estados Unidos.
Por terem utilizado métodos para ficar acordado em meio à operações noturnas e de combate servindo nos Navy Seals (Força de Operações Especiais da Marinha), nas Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos e nas Infantarias do Exército e da Marinha, estes veteranos conhecem bem a arte de virar a noite.
Para eles, esta é uma questão de vida ou morte. Mas quem disse que para nós também não é? Veja as dicas reveladas pelos veteranos para conseguir driblar o sono com sucesso.
1. Evite virar a noite sempre que possível
Você não leu errado! A primeira dica dos profissionais é justamente evitar a privação do sono sempre que for possível, já que esta ação tem efeitos prejudiciais para o corpo e para a mente, o que pode piorar ainda mais a situação.
Virar a noite causa a redução da concentração, prejudica a memória de longo prazo e a memória de trabalho, enfraquece o sistema imunológico, aumenta o cortisol e ainda diminui a testosterona.
Com tudo isso, fica difícil se concentrar no teste ou naquela reunião de trabalho do dia seguinte e até de lembrar do conteúdo da matéria, mesmo tendo estudado por horas a fio pela noite inteira.
Se alguém estiver estudando para um exame, por exemplo, é melhor estudar intensamente por várias horas e depois dormir, pois a chance de se lembrar do material estudado será maior.
No caso de um artigo é ainda mais indicado fazer numa sentada só, já que de nada adianta deixá-lo pela metade e esperar que ele seja finalizado em um passe de mágica enquanto dorme.
2. Faça uma reserva de sono
Segundo Eric, ex-SEAL da Marinha, é importante reservar horas extras de sono com antecedência quando se sabe que será preciso virar a noite, pois isto permite a boa utilização das reservas de sono nestes momentos.
Isto pode ser conquistado indo para a cama mais cedo ou acordando mais tarde, e também por meio das famosas sonecas, que ao atingirem um ciclo completo e levarem ao sono REM, durando 90 minutos, já são suficientes para afastar o sono.
Porém, estes cochilos tem validade: duram apenas 8 a 10 horas.
3. Cafeína pode, mas só do jeito certo!
Segundo Eric, o segredo do bom funcionamento da cafeína e tomá-la apenas em algumas xícaras durante o dia, pois ela não funciona tão bem à noite para quem passa o dia inteiro abusando do café.
O truque dos profissionais veteranos que foram consultados é o de parar o consumo de café no dia anterior e durante o dia que irá anteceder a noite em que será preciso ficar acordado. Isto irá permitir que o corpo e a mente não criem uma tolerância à cafeína, o que iria diminuir sua eficiência no afastamento do sono.
Eric também recomendou adicionar algum tipo de gordura ao café, como manteiga ou óleo de coco, já que isto permite a adição de triglicerídeos de cadeia média e ajuda a prolongar a energia no corpo.
E atenção: durante a noite, ao invés de tomar grandes doses de café com menor frequência, o ideal é tomar pequenas doses por mais vezes. Cerca de 100 a 150 miligramas a cada duas ou três horas.
4. Considere o uso da nada saudável – mas eficiente – nicotina
Atenção essa dica NÃO É RECOMENDADA por nenhum médico, ok?
Segundo o artigo, a nicotina tem sido uma substância utilizada por fuzileiros navais, soldados, marinheiros e aviadores por décadas.
Assim como a cafeína, esta substância tem o poder de mantê-lo acordado e ocupado durante a noite. Porém, se utilizar a nicotina é um hábito diário, fumar à noite não terá grandes resultados em relação à afastar o sono.
Como esta não é uma opção saudável, o recomendado é evitá-la, especialmente se os perigos enfrentados durante a noite não forem maiores do que uma possível nota ruim na prova do dia seguinte.
5. Evite os carboidratos
Segundo os veteranos, comer uma refeição pesada não é uma boa ideia, pois causa um “acidente”, levando ao sono e destruindo os esforços de virar a noite.
O conselho é ingerir proteínas e gorduras ao invés de carboidratos. E a gente sabe que passar a noite inteira acordado dá muita fome, mesmo que não seja para um combate! Veja aqui nosso artigo com várias opções de alimentos leves ricos em proteína.
6. Movimente-se
Para ajudar a virar a noite, o veterano Jeff deu a dica de andar, se exercitar ou até mesmo trabalhar em pé, pois, segundo ele, há uma resposta fisiológica depois de um treino.
Já Rob, ex-profissional da infantaria do Exército, afirmou que após fazer flexões, agachamentos, abdominais ou outro exercício rápido durante o seu período de trabalho como guarda, era possível manter o sangue fluindo e se manter acordado por períodos maiores.
Mas não é aconselhável fazer muitos exercícios durante o dia quando se pretender virar a noite, já que isto resulta em um cansaço maior.
7. Mantenha-se desconfortável
Nada mais eficiente do que sentir algum incômodo para fazer o sono ir embora. Os veteranos deram dicas variadas para conseguir isto de um jeito bem fácil.
Jeff recomendou beliscar a coxa. Já Matt, ex-mecânico da Força Aérea e soldado do Exército, revelou que prefere beliscar a sobrancelha.
Se você não curte a ideia dos beliscões, pode investir em um banho de água fria ou em um bom ar-condicionado, pois, segundo o artigo, a baixa temperatura pode ajudar a se manter acordado.
8. Encontre uma companhia
Virar a noite pode ser, à primeira vista, um grande sacrifício. Mas, com uma boa companhia isto pode não ser tão ruim assim. No caso dos profissionais do Exército, isto ajudava a se manter acordado, mesmo depois de um dia cansativo de trabalho.
Para outras pessoas que precisam virar a noite isto também pode ser muito eficiente. Se possível, junte-se a alguém que tenha o mesmo objetivo e converse ou brinque ocasionalmente para manter o cérebro acordado.
9. Dica extra: como se virar no dia seguinte
Os veteranos também deram dicas sobre como se manter acordado no dia seguinte após a noite em claro e conseguir esperar até o momento de recuperar totalmente o sono perdido.
Segundo eles, é válido continuar investindo na cafeína, evitando os carboidratos, tirar um cochilo de no máximo 20 minutos, ficar hidratado, ficar em locais bem iluminados e evitar dirigir, a fim de evitar acidentes por conta da deficiência causada pelo sono.
E na hora de finalmente recuperar o sono perdido, não é preciso se preocupar em acrescentar todas as horas perdidas ao período que naturalmente seria utilizado para dormir.
Basta desativar o despertador, adormecer e se permitir acordar naturalmente. Mas, como isto nem sempre é possível, acrescentar uma a duas horas de sono por noite ajuda na recuperação.
Estes métodos ajudam bastante, mas é importante voltar para um período regular de sono o mais rápido possível, já que a privação crônica do sono pode levar a problemas graves de saúde como diabetes, obesidade e doenças cardíacas! Falamos sobre isso e muito mais nesse artigo. Ou seja: virar a noite, só em caso de emergência.