• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como transformar o seu ventilador em um “ar-condicionado”

Com a técnica, a temperatura do ar cai cerca de 6ºC.

O verão mal bate à sua porta e o suor já escorre pelas costas. Essa é a vida de quem não realizou o sonho do “ar-condicionado próprio”.

Para os desprovidos desse luxo, que em muitas regiões chega a ser  uma necessidade, há uma solução um tanto quanto refrescante!

O canal DDelectroTech.com publicou um tutorial de uma gambiarra com um tipo de funil feito de garrafas PET para você instalar no ventilador que, de acordo com o vídeo, é capaz de diminuir em até 6ºC a temperatura do ar.

ventilador_8_sossolteiros

As chances dessa gambiarra serem realmente a solução para refrescar o seu verão são grandes pois a ideia por trás da gambiarra tem uma base científica.

Segundo o Instituto de Física da USP, o ar entra quente pela abertura maior, é comprimido e quando sai do funil para o ambiente, se expande rapidamente. Na chamada expansão adiabática, não há tempo do ar repor a energia perdida no processo e, por isso, se resfria.

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 6 Garrafas PET de 2 Litros (se teu ventilador for maior ou menor que o usado no vídeo, pode diminuir ou aumentar o número de garrafas)
  • Estilete
  • Placa de Plástico, Acrílico, Papelão ou similares
  • 4 Abraçadeiras Plásticas
  • Cola Quente
  • Fita Adesiva

Como fazer:

Com o estilete, corte a parte de cima das garrafas, para que fiquem como na imagem abaixo.

Será preciso transformar a placa de plástico ou papelão em um círculo, um pouco menor que o aro do seu ventilador. Meça e corte.

Usando o lado de maior abertura do gargalo da garrafa como molde, faça 6 círculos em torno da borda da placa circular. Corte-as para que a placa circular fique com 6 buraquinhos vazados.

Encaixe a abertura maior das garrafas nesses buracos e cole-as com cola quente. Para te ajudar, antes da cola quente, prenda-as com fita adesiva.

Faça pequenos buracos na placa circular, passe as braçadeiras através deles e prenda a placa com as garrafas coladas nas grades da tela de proteção do ventilador.

Caso não tenha as abraçadeiras, improvise! Prenda a gambiarra no ventilador usando barbante, arame e o que a sua imaginação inventar.

Prontinho, é só ligar o ventilador e curtir a refrescância! O vento produzido pelo ventilador será mais geladinho graças a gambiarra.

 

Veja abaixo o vídeo completo:

 

Fonte(s): DDelectroTech.com - Youtube
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui