Como transformar PAPEL em LENHA
Uma bela maneira de gastar dinheiro e a natureza ao mesmo tempo, é investindo em madeira para lareira, ou carvão para churrasco. Afinal, não tem pra onde fugir… aliás, não tinha! Nessa pegada encontramos uma solução muito criativa, se liga.
Os caras tiveram a ideia de transformar papel reciclado (jornal, lista telefônica, etc.) em tijolo para combustão.
Até aí lindo. Só que no exemplo acima eles usam uma bugiganga, prima do amassador de latinhas, que ninguém tem em casa. A não ser que compre um (cerca de R$40,00).
Mas como a ideia é genial, matando vários coelhos numa só, resolvemos pesquisar um modo de fazer isso na mão. E é mais simples do que imaginávamos.
Passo 1: Mergulhe o jornal na água
A primeira coisa que precisa fazer é mergulhar o jornal (ou outro tipo de papel) em uma pia ou balde cheio de água. Fundamental para amolecer, ficando mais fácil o manuseio.
Passo 2: Escorra e Organize as folhas
Depois de deixar as folhas completamente encharcadas (1 hora é o suficiente), tire da água, deixe secar e, em seguida, coloque lado a lado em seções de 1-3 folhas, tipo dominó caído.
Passo 3: Enrole o jornal molhado
Usando algum objeto longo e cilíndrico, tipo um cabo de vassoura (se você também pensou besteira, tamo junto!), enrole o papel molhado nele, apertando bem enquanto gira.
Passo 4: Enrole até a espessura desejada
Enrole, enrole, enrole… Faça o maior baseado rolo do mundo.
Passo 5: Seque bem
Depois disso, retire o cabo e deixe secar por alguns dias (se colocar ao sol, ou em um local aquecido e sem umidade, vai muito mais rápido).
Como acender sua lenha-jornal
Se você fez tudo corretamente, elas devem estar muito densas. Por isso, você não pode simplesmente pegar seu bic e botar fogo, como faria no jornal comum. Tem que tratá-las como qualquer outro bloco de madeira. Você vai, por exemplo, precisar de uma bela cama de brasa.
Esses “tijolos” de papel irão produzir mais cinzas do que os combustíveis tradicionais. Um truque é deixar eles completamente secos antes de queimar, você vai se surpreender com o calor que seu jornal velho pode fornecer.
Fonte: tacticalintelligence