• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como retirar a membrana da gema do ovo facilmente

A bomba ao final desse artigo nos surpreendeu: vivendo e aprendendo!

Daiane Oliveira Publicado: 01/06/2022 09:30 | Atualizado: 02/06/2022 09:06

Há quem diga que retirar a película da gema evita que o cheiro e gosto forte do ovo não fique impregnado na comida. Para isso, existe um truque simples utilizando farinha de trigo. Veja a seguir.

 

Viral: como tirar a película da gema do ovo sem peneirar

Muita gente tem o hábito de peneirar a gema dos ovos antes de utilizá-los em receitas, pois é de conhecimento popular que a membrana que envolve a gema é responsável por deixar a comida com cheiro e gosto de ovo muito acentuado.

Clau Lente, uma confeiteira cinquentona multifuncional que usa a internet para mostrar coisas legais (ela mesmo se apresenta assim nas redes sociais) deu uma dica para remover a película da gema sem utilizar peneira – técnica mais comum.

O vídeo do TikTok viralizou, foi assistido mais de 4,5 milhões de vezes, indo parar até no Mais Você, programa global comandado por Ana Maria Braga.

A dica é simples: empanar a gema com a farinha de trigo, segurá-la entre os dedos e, com o auxílio de um palito ou objeto pontudo semelhante, romper a membrana, permitindo que a gema escorra pelo furinho.

Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?

 

Testando a técnica da farinha para retirar a membrana da gema

Não contentes em apenas testar a dica, fomos fazer um comparativo entre a mesma e a técnica de peneirar, bem mais difundida. Fizemos os dois procedimentos para descobrir, além da funcionalidade do truque, se ele é de fato mais rápido.

Começamos pela técnica da peneira: basta colocar a gema em uma peneira, fazer alguns furinho e esperar ela escorrer. Demorou 2:02 minutos.

 

Em seguida, fomos para a técnica da farinha: adicionamos a farinha de trigo em um prato e, literalmente, empanamos a gema.

 

Basta girar o prato para que a farinha de trigo envolvesse toda a gema.

 

Por fim, com o auxílio de uma colher, colocamos a gema empanada na mão e a furamos com um palitinho. A película fica na mão e a gema escorre rapidamente.

Todo o processo demorou 1:04 minuto.

 

Resultado: retirar a membrana da gema com farinha de trigo funciona?

Sim, a dica funciona demais! Além de ser fácil, ela é bem mais rápida que a técnica da peneira.

Vale destacar que caiu um pouco de farinha de trigo enquanto a gema escorria, então se a ideia é utilizar em alguma receita que não tenha farinha de trigo como ingrediente, é preciso ter cautela.

Nas nossas redes sociais, alguns seguidores apontaram uma outra dica, que pode ser a solução:

Nem precisa empanar. Eu somente seguro delicadamente a gema com a ponta dos dedos e furo com palito“, comentou Carina Guedes no Facebook.

E, de fato, existem vídeos na internet ensinando o truque de segurar a gema entre os dedos e furá-la com a ponta da faca ou um palito, mesmo sem empanar. A farinha de trigo, neste caso, serviria para dar mais firmeza à membrana, facilitando o manejo.

Inclusive, uma das técnicas para segurar a gema facilmente com os dedos nós já testamos – e envolve usar um dente de alho:

 

Bomba: o que dá cheiro de ovo na comida não é a película da gema!

Tudo muito bom, tudo muito bem até que, também em nosso vídeo no Facebook, o Personal Chef Felipe Vasconcelos deixou um comentário que nos intrigou:

Na verdade, essa película não tem cheiro algum. O que faz com que o ovo tenha esse cheiro característico é o enxofre que está tanto na clara quanto na gema, e não na película. Só elimina o cheiro se bater bem o ovo. Então peneirar é perca de tempo“, alertou.

Será que fomos enganados por todo este tempo? Parece que sim! Em entrevista à Maire Claire, a confeiteira Joyce Galvão desmistificou algumas questões envolvendo este alimento tão versátil.

Joyce, que também tem formação em gastronomia, é engenheira de alimentos e autora do livro “A Química dos Bolos”, explicou que a membrana não é a responsável pelo cheiro forte, mas a clara!

A gema tem traços de ferro e a clara, traços de enxofre, então o cheiro forte que a gente sente está na clara. A pele da gema, por estar contato com a clara, pode dar essa sensação de que tem o sabor e o cheiro forte do enxofre da gema. Mas não é bem assim: esse cheiro vai estar por todo o ovo, não só na pele“, pontuou.

Inclusive, o engenheiro químico Lucas Mota realizou uma pesquisa bem detalhada sobre o assunto. Ele entrou em contato com confeiteiros de 8 países (Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, México, Rússia, Senegal e Taiwan) e os questionou se retiravam a membrana (saco vitelino) das gemas antes de utilizar os ovos em suas receitas.

Destes, apenas Karim Bourgi, chef senegalês, confirmou retirar a película da gema. Alguns dos contatos chegaram a responder que nunca tinham ouvido falar desta prática. Um conselho que Joyce Galvão e Lucas Mota deram em comum: utilizar ovos frescos é o melhor caminho para evitar sabor e odor desagradáveis nas receitas.

 

O que você precisa saber sobre esta dica

  • Tirar a membrana da gema com farinha de trigo dá certo;
  • É mais rápido do que peneirar;
  • Também é possível fazer com os dedos sem precisar empanar, mas exige habilidade técnica (ou ajuda de um dente de alho);
  • A película da gema não é a responsável pelo cheiro forte do ovo;
  • Quanto mais fresco o ovo, menos cheiro e sabor fortes ele terá.

Assista aqui nosso vídeo completo, com mais detalhes.

Daiane Oliveira
Jornalista, artesã, feminista, acadêmica de Literatura e mãe. Discute religião, política, sexo, hábitos sustentáveis e amenidades. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui