• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como tirar o amarelado da capinha, microondas ou qualquer plástico

É possível resolver isso de maneira simples: com água oxigenada e Sol.

Debora Resende Publicado: 22/09/2020 15:31 | Atualizado: 22/09/2020 15:42

Seja a capinha de celular, o microondas, videogame ou qualquer objeto de plástico, todos acabam ficando amarelados ao longo do tempo. Mas tem uma solução simples para resolver esse problema: água oxigenada e Sol!

 

Todo mundo já teve, ou ao menos já viu, um eletrodoméstico ou outro objeto plástico que inicialmente era branco e após alguns anos ficou amarelado, como se estivesse encardido. Isso é muito comum e acontece pela exposição do objeto à luz.

Apesar de super comum, a aparência não é nada legal. Isso faz com que as pessoas acabem trocando seus eletrodomésticos, mesmo sem nenhum efeito, por um que não se pareça velho e sujo.

Pois saiba que é possível clarear os objetos plásticos de uma forma bem simples, usando apenas água oxigenada.

Eu comprei uma máquina de escrever que estava com as teclas todas amarelas, então comecei a procurar receitas para fazer o clareamento em casa. Como você pode ver na foto abaixo, deu super certo! Então decidi ensinar para vocês.

 

Clarear eletrodomésticos amarelados como água oxigenada: como isso funciona?

Essa técnica tem até nome: retrobrigth. Ela é muito utilizada por pessoas que curtem vídeo games e computadores antigos. Uma das formas de fazer o retrobright é com a água oxigenada e a luz UV (vulgo Sol), super simples e fácil de fazer em casa.

A engenheira e técnica em Química, Aline Vasconcelos me explicou que o plástico fica amarelado por conta, justamente, da luz.

“O plástico fica amarelado por uma degradação do polímero, provocada pelo calor e incidência de luz, seja por formação de ligações cruzadas ou quebra de partes — dependendo do tipo de polímero”, explica a especialista.

Água oxigenada é o nome comercial do “peróxido de hidrogênio”, com fórmula química H2O2. Segundo a engenheira, a luz UV faz com que essa solução aquosa sofra uma decomposição em água e oxigênio (H2O + O2).

Ou seja, esse oxigênio livre é o que faz a “limpeza” do plástico amarelado, quebrando as ligações cruzadas. É o mesmo princípio de usar a água oxigenada para clarear pelos, mas nesse caso a solução reage com a melanina.

Para que o clareamento do plástico aconteça, é FUNDAMENTAL que o objeto seja exposto à luz do Sol ou a uma luz UV artificial. Sem esse tipo de iluminação não acontece a decomposição da água oxigenada, que é o que provoca essa função “alvejante”.

Claro, existem outras formas de tirar o amarelado do plástico. Mas, por envolver substâncias perigosas, são técnicas muito mais complexas e que podem causar acidentes. Por isso, não vamos nos ater à elas.

 

Passo a passo: como clarear eletrodoméstico amarelado

O passo a passo é tão simples que parece até mentira.

Você vai precisar de:

  • Água oxigenada 40 volumes;

  • Pincel;

  • Luvas;

  • Plástico filme;

  • Sol (ou lâmpada UV).

 

Observações importantes:

  1. A água oxigenada PRECISA ser 40 volumes. Isso significa que ela possui uma concentração maior de peróxido de hidrogênio, então a reação química será mais potente;
  2. Você vai ver que eu estou sem luvas, mas não faça isso! Só depois eu descobri que água oxigenada pode machucar, irritar e até queimar a pele, principalmente se houver exposição ao sol. USE LUVAS!!!

 

Observações não tão importantes assim:

  • Eu já tinha feito esse passo a passo na máquina de escrever, mas procurei outros objetos para que pudesse repetir o processo e mostrar para você com imagens detalhadas.
  • Encontrei um interruptor meio amarelado no meu banheiro — e até achei estranho, pois os outros interruptores da casa estão branquinhos. Descobri, então, que esse interruptor específico amarelou porque fica de frente para a janela e recebe um pouquinho de luz solar diariamente.
  • Comecei a fazer o passo a passo com a tampa do interruptor e deu super certo, mas ficou um pouco difícil de ver o resultado pelas fotos. Como muita gente usa a técnica em videogames e microondas, resolvi testar no Super Nintendo que temos aqui em casa — e você pode ver o resultado lá no final.

 

Passo 1: prepare o objeto

O primeiro passo é preparar o objeto para receber a água oxigenada. No caso do interruptor, eu desencaixei da parede para poder movê-lo e colocar em um local que pega bastante sol.

O Super Nintendo eu só passei um produto de limpeza multiuso para tirar o excesso de sujeira e poeira, pois o coitado está há anos acumulando pó.

No caso de videogames, computadores e outros aparelhos que possam estragar nesse processo, a maioria das pessoas prefere desmontá-los para não correr riscos. Eu achei que o maior risco, no meu caso, era desmontar e depois não conseguir montar de novo, então preferi deixar montado e passar a água oxigenada com o maior cuidado do mundo.

 

Passo 2: aplique a água oxigenada

O passo dois é aplicar uma camada bem generosa de água oxigenada no objeto. Não tem segredo algum, é só colocar o produto na superfície plástica e depois espalhar com um pincel. Lembre-se de fazer isso usando luvas!

 

Passo 3: embrulhe o objeto com plástico filme

Depois de aplicar a água oxigenada, você precisa embrulhar o objeto com plástico filme. Isso fará com que a água oxigenada não evapore e você não precise reaplicá-la.

Se for fazer o procedimento em um objeto muito grande e não quiser usar o plástico filme, é possível fazer sem — só dá um pouco mais de trabalho. Nesse caso a água oxigenada vai evaporar e você precisa reaplicá-la de tempos em tempos.

Eu fiz dessa forma na minha máquina de escrever e precisei reaplicar a cada 30 minutos, mais ou menos. Essa é apenas uma alternativa, mas a opção do plástico filme é bem mais prática, já que você pode “esquecer” o objeto no sol e ir viver sua vida enquanto ele clareia.

 

Passo 4: exponha o objeto ao Sol

Com o objeto devidamente embrulhado, é só colocar em um local onde bata bastante Sol!

Se você morar na lua, ou se por algum motivo (estranho) você não conseguir colocar no Sol, também funciona se deixá-lo exposto à luz artificial, mas precisa ser uma fonte de luz UV — uma opção fácil e segura são as lâmpadas de luz negra.

 

Quanto tempo de exposição ao Sol?

Alguns tutoriais dizem que o objeto deve ser deixado no Sol por um período de 24 horas, mas aqui em casa ainda não bate Sol durante a noite. Estranho…

O que eu fiz? No primeiro dia meu interruptor pegou cerca de 4 horas de sol. Como o tutorial que eu estava seguindo indicava 24 horas, eu mantive ele enrolado no plástico filme durante esse período, e ele ainda pegou mais umas duas horas de sol no dia seguinte.

Eis o resultado:

Antes | Depois de 6 horas ao Sol

Não preciso nem falar muito, né?

Já com o Super Nintendo eu fiquei com um pouco de medo de deixar tempo demais no sol. Tinha pensado em deixar por umas duas ou três horas, mas após UMA HORA eu fui checar e já estava muito bom!

Olha só:

Antes | Depois de 1 hora ao Sol

Ele ficou com algumas manchinhas de sujeira ainda, porque realmente estava imundo antes de começar o processo de clareamento. Mas o amarelado saiu praticamente 100%. E isso porque eu deixei um tempo bem menor que o indicado — fiquei mega satisfeita com o resultado!

 

Passo 5: limpe o objeto

Depois de 24 horas, ou do tempo que você já estiver satisfeito com o resultado, é só desembrulhar o objeto e limpar. No caso do interruptor, eu lavei com água e sabão e depois sequei antes de colocar de volta na parede.

Com o Super Nintendo obviamente não podia fazer isso, então tirei o excesso com um pedaço de algodão (e muito cuidado), e por fim passei um paninho com um produto de limpeza multiuso.

 

Essa técnica é realmente incrível!

Se você testar, depois conta aqui para a gente como foi sua experiência!

Debora Resende
25 anos, com a coluna e a alma de 85. Mineira de Beagá, especialista em Marketing Digital e viciada em internet. Apaixonada por viagens e fotografia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui