• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Técnica curiosa para tirar mancha de desodorante (nós testamos!)

O método que viralizou na internet promete revolucionar a lavanderia.

Bruno Oliveira Publicado: 12/09/2022 09:29 | Atualizado: 12/09/2022 12:16

No geral, manchas são uma dor de cabeça, mas poucas são tão incômodas quanto as manchas de desodorante. A razão disso é que enquanto a maioria são manchas que ocorrem por acidente, as marcas de desodorante continuam a aparecer nas roupas, independente do que se faça.

Em uma tentativa de eliminar esse problema da vida das pessoas, o perfil @decasa.style publicou no TikTok uma técnica ensinando como tirar manchas de desodorante indesejadas.

O resultado é que o vídeo viralizou, alcançando mais de 600 mil curtidas e milhares de compartilhamentos. O método parece ser trabalhoso, mas não o suficiente para nos impedir de testar: Será que funciona?

 

Teste: como eliminar manchas de desodorante

A lista de materiais indicados pelo vídeo são os seguintes:

  • Sabão em barra (usamos o sabão de coco)

  • Sal fino (de cozinha)

  • Bicarbonato de sódio

  • Água oxigenada (30 ou 40 volumes)

  • Bacia ou balde

  • Saco plástico fosco (de preferência preto)

Note que a água oxigenada pode ser agressiva para a pele, causando irritações e até queimaduras. Portanto, recomendamos que utilize luvas adequadas para evitar o contato direto da sua pele com esse material. Ademais, a água oxigenada se decompõe em água e oxigênio quando exposta à luz, por isso a necessidade do plástico fosco que será usado em uma das etapas do processo.

O primeiro passo foi colocar as peças de roupa em uma bacia, ensaboá-las com o sabão de coco e adicionar uma pequena quantidade de sal. Misturamos bem até que o sal dissolveu na mistura de água com sabão.

 

Na sequência, aplicamos uma quantidade moderada de bicarbonato e água oxigenada diretamente nas manchas em ambos os lados, interior e exterior. Feito isso, usamos um escovão para misturar e esfregar a área manchada. Fizemos isso peça por peça, dos dois lados do tecido.

 

Em seguida, colocamos o saco plástico por cima de modo a cobrir todas as peças e deixamos de molho por um período entre 5 a 6 horas, conforme indicado no vídeo.

 

Para finalizar, desprezamos o líquido restante e colocamos as roupas na máquina de lavar para fazer o processo normalmente.

 

Resultado: o removedor de manchas de desodorante caseiro funciona?

Resposta rápida: sim!

De forma geral, apesar do processo ser bem trabalhoso, o resultado foi satisfatório. As manchas presentes nas roupas que usamos no teste foram eliminadas de forma considerável, mesmo que parcialmente em alguns casos. Aquela textura dura do tecido também desapareceu.

  • Peça cinza: foi uma das que apresentou um dos melhores resultados, mas não o melhor, já que ainda foi possível notar uma marca na área em que antes foi uma grande mancha.

  • Peça laranja: o melhor resultado do teste. Ou seja, é praticamente impossível notar que houve uma mancha de desodorante nessa peça antes.

  • Peça preta: essa é a peça que podemos notar o pior desempenho. Apesar disso, é importante ressaltar que, diferente das demais peças, nessa passamos a mistura em apenas um dos lados do tecido (o que comprova a importância de esfregar nos dois lados).

 

Como cada um desses produtos reagem nas manchas

1. Sal

O sal serve como uma espécie de germicida, por possuir propriedades desidratantes ágeis que ajudam a romper a ligação das bactérias com o tecido. O sal pode ser usado puro para absorver gorduras ou mau-cheiro. Também pode ser adicionado a detergentes, potencializando a ação e aumentando o rendimento do produto.

2. Bicarbonato de sódio

Segundo a química Lila Tarnowski, quando dissolvido em água, o bicarbonato forma uma solução básica, com pH em torno de 8. Ele reage com a água oxigenada para formar compostos oxidantes, que são ótimos para remover manchas. Também pode ser usado como um aditivo para detergentes, melhorando o poder de limpeza e fazendo com que o produto renda mais.

3. Água oxigenada

No caso da água oxigenada (peróxido de hidrogênio), ela não remove as manchas e sim as torna invisíveis! Em outras palavras, a água oxigenada quebra as ligações químicas das manchas fazendo com que elas percam a cor, apesar de ainda estarem lá.

Um de nossos seguidores levantou um alerta para essa afirmação em seu comentário em nosso Instagram:

“Só que a água oxigenada se for usada várias vezes ela vai “apodrecer” o tecido. Vale a atenção!”

Entretanto, o peróxido de hidrogênio não serve apenas como removedor de manchas, já que a água oxigenada também serve para diversos usos incríveis.

 

Como esses reagentes podem danificar a roupas

Primeiramente, precisamos destacar que dentre os materiais que usamos, o sal é o que menos causa danos às peças, principalmente por sua origem natural. Sendo assim, nesse caso o sal não é o problema.

Contudo, tanto a água oxigenada quanto o bicarbonato de sódio podem causar efeitos degradantes em diversas peças, sobretudo as feitas de fibras naturais à base de proteínas como a lã e a seda.

Ou seja, enquanto removem as manchas esses produtos podem gerar outras manchas, como no caso do bicarbonato, ou danificar a estrutura das peças pelo seu efeito corrosivo, como no caso da água oxigenada.

Sendo assim, certifique-se de não reproduzir essa técnica em roupas de material orgânico ou com muita frequência, no geral. Em casos de urgência, tá liberado.

 

Dicas extras para quem quer remover as manchas das roupas

Alguns de nossos seguidores deram dicas valiosas, tanto para quem não tem todos os materiais em casa quanto para quem quer testar algo diferente:

“Vi uma dica na internet que virou minha queridinha: tiro essas manchas com querosene! Sai tudo e nunca mais tive problema com as roupas!”, comenta Tatiana Alves em nossa página no Facebook.

Nesse caso, fique atento ao tecido. Apesar de realmente funcionar – e ser indicado pelas fabricantes – nem toda peça pode ter contato com esse produto.

“Eu coloco só bicarbonato, detergente e deixo lá na mancha por um tempo; depois esfrego e lavo normal.”, complementa Nathalia Ferreira em nosso TikTok.

 

O que aprendemos com esse teste

  • A mistura citada realmente remove as manchas de desodorante;
  • Apesar de efetiva, a receita não deve ser utilizada em tecidos orgânicos e nem com muita frequência;

Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.

 

Fonte(s): UNICENTRO, House Digest, Scientific American, Express
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui