• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como tirar ferrugem: receita de gel caseiro para superfícies difíceis

Basta fazer um mingau, só que de vinagre.

Bruno Oliveira Publicado: 31/05/2022 09:12 | Atualizado: 31/05/2022 09:23

Embora seja uma reação natural, a ferrugem é algo indesejável. Além da questão estética, a ferrugem danifica e inutiliza superfícies de objetos, ferramentas, móveis, tecidos e até eletrodomésticos. Mas calma, nem tudo está perdido.

Dentre várias receitas que já destacamos, existe uma incrível que merece destaque: gel caseiro que limpa ferrugem. É excelente caso não tenha como submergir o objeto, pois o gel fica preso na superfície, mesmo na vertical. São poucos ingredientes e a mistura fica pronta em minutos! Tome nota.

 

Como fazer um gel caseiro que tira a ferrugem

Para o preparo do gel, você vai precisar de:

 

  • 300ml de Vinagre (pode ser qualquer tipo)

  • 2 colheres (sopa) de Amido de Milho

  • 1 fio de Óleo vegetal (aquele de cozinha)

 

Passo a passo

A primeira coisa que você precisa fazer é dissolver o amido de milho com o vinagre em uma panela, antes mesmo de acender o fogo.

 

Em seguida, ligue o fogo em temperatura baixa e vá mexendo lentamente.

É importante que você mexa sem parar até que dê o ponto, caso contrário a mistura pode empelotar. Dessa forma, queremos que a mistura atinja uma consistência de mingau, como na imagem abaixo.

 

Feito isso, desligue o fogo e adicione um fio de óleo na panela, mexa até que ele incorpore bem. Deixe a mistura esfriar por completo.

Enquanto isso, aproveite para lavar com água e sabão o objeto ou superfície que deseja remover a ferrugem – sim, é preciso que a área enferrujada esteja bem limpa antes da aplicação.

 

Utilize um pincel para aplicar uma camada generosa da mistura em toda a área com ferrugem e deixe o gel agir por cerca de 12 a 24 horas.

 

Envolver com plástico filme potencializa o efeito

A Priscila Broecker, uma de nossas seguidoras no Facebook, deu uma dica visando garantir que o gel não resseque nem vaze para fora da área de aplicação:

“O melhor é colocar plástico filme depois de passar a mistura. Não resseca tanto e pode deixar até por mais tempo, caso ainda não tenha ficado do seu gosto.”

 

Por fim, lave o objeto com água e sabão. Se por acaso não remover totalmente a ferrugem, você pode repetir o processo até atingir o resultado desejado.

 

O resultado é supreendente!

Lâmina antes | Lâmina depois

 

Outras maneiras de se livrar da ferrugem

O Almanaque SOS já ensinou várias dicas de como remover/evitar a ferrugem, confira algumas delas:

  • Esmalte no parafuso

 

  • Suco de limão para remover a ferrugem das facas

 

  • Mistura de vinagre + água + bicarbonato de sódio + óleo de coco

 

  • Catchup

Nas dicas acima, sugerimos que deixe a peça enferrujada de molho por mais tempo do que foi dito – alguns minutos ou poucas horas não costumam ter muito efeito.

Além dessas técnicas, nós também publicamos um artigo detalhado que vai te ajudar a salvar a nossa companheira mais ameaçada pela ferrugem na cozinha: a tão amada panela de ferro. Bora conferir?

 

Por que as coisas enferrujam?

Aos olhares desatentos, a ferrugem pode aparecer “do nada” em alguns locais, mas na verdade o processo faz parte de uma reação natural que ocorre da oxidação de alguns metais, como explica o estudo publicado pela UNESP:

“Este fenômeno ocorre no ferro e em muitas ligas ferrosas como os aços-carbono quando expostos à atmosfera ou submersos em águas naturais… O processo envolve reações de oxidação e de redução (redox) que convertem o metal ou componente metálico em óxido, hidróxido ou sal.”

Em outras palavras, a ferrugem surge a partir do contato do metal com a água ou o ar, corroendo o material aos poucos e o transformando na ferrugem em si.

Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.
tags: ferro , ferrugem , gel , limpeza , reparo

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui