• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

A maneira mais simples de tirar cheiro de alho e cebola das mãos

Vai precisar apenas de dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.

Bruno Oliveira Publicado: 23/06/2022 09:10 | Atualizado: 23/06/2022 09:12

Ao mesmo passo que a cebola e o alho são os melhores amigos de um cozinheiro, o cheiro forte que essas hortaliças deixam na mão pode ser o maior inimigo de alguns. Neste artigo, vamos te ensinar como eliminar o mau cheiro do alho e cebola dos dedos usando apenas água. Vamos direto para a dica!

 

Como tirar odor de alho de cebola das mãos com água

Tudo que você vai precisar é de água corrente . Durante aproximadamente um minuto, coloque suas mãos em contato direto com a água, mas não esfregue, pois o cheiro pode grudar.

Pode parecer maluquice, mas o fluxo da água é capaz de retirar as partículas que criam o mau cheiro na pele. Vale dizer que é recomendado utilizar água gelada ou em temperatura ambiente, sem estar aquecida.

 

Se o cheiro impregnou, experimente esfregar as suas mãos em alguns objetos que sejam de aço inox. Pode ser um talher, na torneira, em alguma panela ou até na própria pia, o importante é que seja inox.

Prontinho! Ao fazer isso você terá removido completamente o cheiro forte de alho e cebola das suas mãos. Simples né?

 

Por que o cheiro de alho e cebola fica nas mãos?

Tanto o alho quanto a cebola fazem parte da família Aliácea, muito presente na culinária brasileira. Além do alho e da cebola, repolho, brócolis e acelga são exemplos de aliáceos que são comestíveis.

Segundo artigo publicado no site Master Class, a diferença é que a cebola e o alho possuem alguns compostos de enxofre com odores muito fortes que podem permanecer nas mãos por horas e até dias!

 

Como o aço inox neutraliza o cheiro forte da cebola e do alho?

Conforme esclarecido em publicação no The Spruce Eats, o aço inox (inoxidável) contém moléculas naturais que se ligam às moléculas de enxofre dessas hortaliças, removendo o cheiro da sua mão e o neutralizando em sua própria superfície. Por isso você pode dar adeus ao cheiro forte das mãos!

 

Outras maneiras de eliminar o cheiro de alho e cebola das mãos

Alguns seguidores do Almanaque SOS deram algumas dicas sobre como eles costumam remover esse cheiro forte das mãos:

“Molhe as mãos, coloque um pouquinho de pó de café, esfregue e enxágue. Pronto! Adeus cheiro de cebola/alho ❤️”, conta a Rafaela Nolasco em nosso Instagram.

A Milena Reis confirmou que a técnica com pó de café funciona:

“Eu uso pó de café… Aquela borra que fica depois de coado…. Além de tirar o cheiro ainda esfolia a mão 🙌❤️”

No Youtube o Roberto Costa deu uma dica ainda mais perfumada:

“Esfrega um pouquinho de canela nas mãos, espera 2 minutos e depois lava normalmente.”

Ainda no Youtube, a Thaíse deu uma dica ainda mais prática:

“Quando eu corto alho ou cebola, eu já aproveito pra lavar a louça que vou sujando do preparo. Aí não fica o cheiro muito tempo nas mãos 🤷”

 

Não jogue as cascas no lixo!

Agora que você já sabe como lidar com o que há dentro do alho e da cebola e quanto ao que há fora? As cascas também carregam muito sabor e podem render uma receita muito útil na cozinha.

Confira nosso artigo que te ensina a fazer um sal temperado com as cascas do alho e da cebola.

Fonte(s): MasterClass, thespruceEats
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.
tags: água , alho , cebola , cheiro , inox , limpeza , odor

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui