Como substituir a gelatina nas receitas?
A gelatina já se consagrou como o ingrediente que dá consistência pra qualquer prato.
Tanto a versão aromatizada quanto a sem sabor têm seu espacinho quando se trata de preparar sobremesas.
Apesar da popularidade e do precinho acessível, há quem não goste de gelatina, seja pela textura em si ou pela origem do produto, que é feito da extração do colágeno de tecidos animais, como pele e ossos.
Mas receitas são adaptáveis, assim como você pode substituir o ovo em vários pratos, dá pra trocar a gelatina também!
Se você tem seus motivos para substituir a gelatina, o Almanaque SOS vai te apresentar 6 opções para manter a receita encorpada sem usar esse ingrediente.
Quais ingredientes podem substituir a gelatina?
Se você tá afim de trocar a gelatina por outros ingredientes nas suas receitas, se liga no que pode te ajudar:
1. Pó de Pectina
Essa é tipo uma substituição incrível pra fazer gelatina vegana. A pectina, que vem da casca de frutas e vegetais, é uma mestra na hora de dar consistência.
Ela é uma fibra solúvel que se dissolve na água e forma um gel, muito útil pra ajudar na digestão, olha que beleza!
E sabe o que mais? É o segredo das compotas e geleias e pode ser feita em casa! As frutas mais ricas em pectina são as maçãs, principalmente a maçã verde, também dá pra fazer com a parte branca da casca de laranja, morango e amora.
O único porém é que assim ela fica doce, então, manda ver nas sobremesas e evite usar ela nas comidas salgadas.
A pectina também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, líquida ou em pó, assim fica mais fácil de deixar suas receitas bem consistentes.
2. Ágar-ágar
Se você quer mesmo é fazer gelatina vegana sem complicações, corre atrás do ágar-ágar. É fácil de achar em lojas de produtos saudáveis e online, como um pó branco levemente amarelado.
O ágar-ágar é feito de algas marinhas e tem um sabor neutro. Ele é rico em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.
Ah, esse alimento deixa a receita muito mais consistente do que a gelatina comum, o poder gelificante do ágar-ágar é bem alto.
Então pode ser que precise ajustar a proporção e usar em menor quantidade, fique de olho na embalagem!
3. Goma Xantana
A goma xantana tá ficando famosa nas cozinhas caseiras. Dá pra achar ela no supermercado, e você pode trocar a gelatina por ela de boa e na mesma quantidade.
Ela é um pó branco emulsificante e espessante fabricado industrialmente com cana-de-açúcar e etanol. Não deixa a desejar na consistência!
Esse ingrediente já está presente em muitos produtos do nosso cotidiano, como sorvetes, bebidas, xaropes, molhos e vários outros.
Por isso, é importante tomar cuidado para não correr o risco de consumir em excesso.
4. Goma Guar
A goma guar é outro nome que vale a pena decorar. Ela também é vendida em pó e vem do feijão guar e é um espessante vegano e sem glúten.
Apesar de não ser tão popular, ela é mais uma opção para substituir gelatina, só cuidado nas quantidades porque um pouco dela já faz o efeito gelatinoso acontecer, ela é uma fibra solúvel potente!
5. Carragenina
Essa aqui você vê nos rótulos de leites vegetais. A carragenina é um espessante feito de algas vermelhas, e pode dar uma ajuda pra engrossar algumas receitas.
A carragenina é muito usada como espessante em vários outros produtos da indústria, até produtos de higiene e cuidados pessoais, como a pasta de dente.
Ela também é comercializada em pó e forma um gel quando é misturada com água, e impede que os ingredientes que foram misturados se separem.
6. Amido de milho
Sabe o pozinho branco que a gente conhece como maisena? Ele mesmo, o amido de milho é uma opção para substituir gelatina!
Ele é mais usado em sopas e molhos salgados, e também funciona bem com receitas doces. Só tem que dissolver em um líquido gelado ou em temperatura ambiente antes de usar, tá?
Se for dissolvido diretamente no líquido quente, o amido empelota e não fica com uma textura legal, fica esperto!
Agora não tem desculpa, né? Se jogue na cozinha e experimente esses substitutos, só não esqueça de adaptar as quantidades direitinho dependendo do tipo de receita. Na cozinha, muitas vezes o segredo é testar!
Bake it With Love, Centro Vegetariano, Portal Vegano, Tua Saúde, Mundo Boa Forma, Portal São Francisco, Nutrify