• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Técnica do “estica e puxa” para soltar sacolas plásticas facilmente

A técnica secreta dos empacotadores finalmente foi revelada.

Bruno Oliveira Publicado: 19/10/2022 09:37 | Atualizado: 19/10/2022 11:15

Se você sofre sem saber como abrir sacolas de supermercado e também acha anti higiênico lamber os dedos para isso, então seus problemas acabaram! Vamos te ensinar como abrir sacolas plásticas com a técnica do estica e puxa. Se liga!

 

Como abrir sacolinhas de plástico com facilidade

Antes de mais nada, é interessante reparar que as sacolas normalmente têm uma curvatura entre as alças. Essas curvaturas vão servir como guia para nos ajudar durante o processo.

 

Tendo isso em mente, o primeiro passo é esticar essa área puxando pelas laterais da sacola.

 

Enquanto estica, observe se está saindo duas pontinhas nas laterais, próximo às alças. Caso as pontinhas não apareçam, pode ser necessário puxar um pouco mais.

Observação: também é possível que o modelo de sacola que você está tentando abrir não tenha essas extremidades, mas vale o teste.

 

Assim que as pontinhas aparecerem basta puxar a boca da sacola para fora e é isto, ela vai ser aberta facilmente. Problema resolvido!

 

Por que as sacolas de mercado grudam

Resposta rápida: energia estática.

Durante a produção, embalagem, transporte e manuseio no mercado, as sacolas entram em fricção com diversas superfícies e objetos que depositam nela uma carga de energia estática.

De acordo com estudo publicado pela Universidade de Illinois, a energia que faz com que as sacolinhas grudem é conhecida como força de Van Der Waals, um tipo de energia que pode fazer com que objetos neutros se unam, como no caso do plástico.

Em suma, as moléculas do plástico são atraídas uma pelas outras em uma distância muito curta. Além disso, como a área de contato entre as sacolas é grande, os sacos grudam com mais facilidade, sobretudo quando são perfeitamente enrolados ou achatados em sua fabricação

 

Dicas extras para abrir os saquinhos com facilidade

Alguns de nossos seguidores deram dicas valiosas nas nossas redes sociais sobre como eles lidam com o desafio:

“Eu passo a mão em algo que esteja gelado ou frio (garrafa de refrigerante/leite por exemplo) e pronto.”, conta Carolina Claro em nosso Instagram.

“Eu faço pegando pela alça, na parte externa. Não tem um relevo igual então dá pra puxar de boa. Aprendi com uma empacotadora no mercado. ❤️”, explica Alessandra Andolini em nossa página no Facebook.

“Trabalhei como embalador num mercado, a gente sempre deixa os dedos levemente úmidos para abrir.”, disse Joseph Araújo em nosso Canal no Youtube.

Vale dizer que a melhor alternativa, de fato, é não usar (ou reduzir ao máximo) sacolas plásticas. Ao invés disso, se puder, use as ecobags ou sacolas reutilizáveis para fazer suas compras. O meio ambiente agradece =)

Se você quer saber mais sobre a energia estática e ainda de quebra aprender a soltar a ponta do plástico filme com facilidade, confira nosso artigo explicando o que fazer para soltar a ponta do plástico filme com facilidade.

Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui