• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Como se livrar de Cravos

Dicas para prevenir, remediar e um combo com 9 máscaras!

Cravos!?

I say no…no…no…no…!

tumblr_lsvbq0kA4u1r3gup8o1_r1_400

Nada pior que esse lindo rostinho, até costas, peito… invadido por estas indesejáveis “coisas”, e para tirar então? Se você já fez limpeza de pele conhece o drama…

it-hurts-oh-so-keeler

Mas, como o SOS tá aqui pra te ajudar, fizemos um apanhado de dicas que evitam todo o sofrimento em clínicas estéticas, pode ser feito em casa, por você, sem precisar comprar montes de soluções, remédios, cremes e pomadas. Sem gastos! E sem dor!

 

Afinal, o que são os cravos?

Cravos são flores lindas… brincadeira, aqueles pontinhos pretos, dizem por aí que são aracnídeos microscópicos, em partes tem razão, pois existe alguma probabilidade desse Demodex (nome do bendito) morar em algum folículo piloso, onde é produzido o pelo, mas isso não está relacionado a existência ou não de um cravo, compreendido?

Os cravos são causados pela acumulação de resíduos e poeira. E quando infeccionam se transformam nas temidas espinhas, em uma reação às bactérias.

 

O dilema de quem tem pele oleosa, com poros mais abertos

Quem tem os poros abertos e mais oleosidade na pele, tem que tomar mais cuidado, porque o drama dos cravos será uma constante na sua vida (sorry), já que não vai conseguir uma cura total. Por outro lado, tem uma super vantagem, esse tipo de pele não enrugará com tanta facilidade, pois os óleos são reabastecidos com maior frequência (revenge).

 

Previna, aposte na Limpeza!

Prevenir é sempre melhor que remediar, muito mais gostoso evitar que os cravos (e acnes) apareçam, do que ficar remediando, tirando os benditos da pele.

83109857_0

(enforma.salud180)

  • Lave seu rosto com um produto não abrasivo, sempre com os dedos, cuidando para não machucar sua pele.
  • Deve lavar duas vezes por dia para limpar os poros e retirar o excesso da oleosidade. Mais que isso vai ressecar a pele e se tiver acne, pode irritar.
  • Use sempre depois de lavar, algum hidratante não oleoso, pois nosso corpo costuma mandar mais óleo para os locais ressecados.
  • Se sua pele for oleosa, use produtos à base de peróxido de benzoila (acnase, acnazil, solugel, etc..)
  • Lavar seu cabelo diariamente, se for oleoso com shampoo específico, para evitar que produtos, como sprays ou cremes, façam estragos na pele do rosto.

 

Cuidados Gerais

32832

(santafeonline)

  • Não apoie seu queixo com as mãos, obstruindo os poros, e nem a passe-a no rosto a todo momento, deixando a pele mais oleosa.
  • Não use cremes ou protetores solares oleosos. Procure um que seja livre de óleos, ou “não comedogênicos”, que não obstruam os poros.
  • Evite laticínios gordurosos.
  • Ingira alimentos saudáveis, com pouca gordura.
  • Beba bastante água.
  • Maquiagem só à base de água.

 

E como Remediar?

Se por acaso você já está com a cara toda empipocada de cravos, existem algumas maneiras de remediar, mas infelizmente a mais eficaz é espremer os benditos, lógico, com muitas observações!

  • Nunca esprema os cravos sem a devida proteção nos dedos (gaze) e sem amolecer os poros, ou com vapor ou com uma toalha úmida e morna.
  • O ideal é ir em algum profissional mesmo (dermatologista, de preferência), os especialistas podem indicar o melhor tratamento pro seu tipo de pele, hoje em dia existem procedimentos com máscaras de albumina, por exemplo, que são praticamente indolores. Porque tirar cravos no outro é moleza, mas é meio sadomasoquista tirar os próprios, dói demais.
  • Extra: NUNCA esprema acnes (espinhas), elas são infecções na pele, pode piorar sua situação, use Mel!
  • Outra solução, mais tranquila, são as máscaras caseiras (mais info abaixo).

 

Máscaras

mascaras-caseiras-para-uma-pele-linda-5

(cultura.culturamix)

Não é a mais eficaz maneira para remediar contra cravos, mas não são dolorosas e fazem muito bem a pele. Ótimas quando o cravo já virou acne, ou para prevenção.

Dica: Use sempre o vapor antes de aplicar alguma máscara, ele ajudará a abrir os poros e a limpeza será mais completa. SEMPRE consulte seu dermatologista antes de se aventurar nas máscaras, cada pele tem uma reação.

  • Mel – A melhor de todas! O mel é bom para tudo, também para cravos e espinhas, mesmo aquela que insiste em te visitar sem ser convidada. Coloque o mel por dez segundos no microondas. Com as mãos e a área a ser tratada bem limpas, aplique o mel com movimentos circulares e leves. Depois de ter agido por dez minutos, enxágue com água morna, sem usar sabão. O mel puxa os cravos para fora, além de ser antibacteriano e antioxidante, não deixa, portanto, seus poros com aspecto preto pela oxidação no contato com o ar.
  • Cola Escolar – Achei mega curiosa, mas lembre-se de consultar seu dermatologista, cola não foi feita para usar na pele. Pegue aquela cola branca, líquida escolar e passe uma camada nos rosto, espere secar e aplique mais uma camada, deixe secar novamente e remova a máscara feita de cola, observe que ela vai remover os cravinhos pretos. Em seguida lave o rosto água fria para fechar os poros. Você pode repetir isso sempre que precisar.
  • Bicarbonato de sódio – Usado para muitas outras coisas, não poderia deixar os cravos e espinhas de lado. Poder ser usado como tratamento local, aplicando uma mistura de bicarbonato de sódio e água na região com problemas. Depois de deixar agir por três minutos, lave com água morna. Pode também ser usado junto com seu creme de limpeza facial, para uma esfoliação, retirando a camada de células mortas da epiderme (parte superior da pele). Aplicar no rosto todo, com leves movimentos circulares, para não irritar a pele. Depois de cinco minutos, lave com água morna.
  • Máscara de feno-grego (alforva) – Essa planta é muito usada para problemas com a pele, por possuir grande quantidade de antioxidantes e outras substâncias para vários outros casos. Amasse várias folhas da planta até formar uma pasta grossa. Aplique na área desejada e deixe agir durante à noite e pela manhã enxaguar com água morna. Reduz a propagação de bactérias, inchaço e vermelhidão.
  • Cúrcuma (açafrão da terra) – Cúrcuma é uma raiz muito parecida com o gengibre, só que alaranjada por dentro. Utilizada na cozinha e também na medicina, por ser um anti inflamatório e cicatrizante que é bom para queimaduras e para cravos. Misturar um pouco do pó de açafrão da terra com duas colheres de sopa de suco de hortelã, passe na região com problemas e deixe secar, daí lave com água morna.
  • Clara de ovo – Essa tem que ser legal heim? Agora quem não suporta o cheiro do ovo, cai fora… Bata a clara do ovo até o ponto “em neve” e espalhe por todo o rosto, pode usar um pincel. Passe duas camadas, esperando a primeira secar um pouco. Deixe secar, vai até sentir a pele repuxando, o que é bom. Deixe por quinze minutos e com uma toalha macia molhada com água morna, limpe o rosto com cuidado.
  • Farinha de Milho – Vai agir como um esfoliante para limpar a pele e a sujeira que obstrui seus poros. Faça uma mistura da farinha de milho em pó e um pouco do seu creme de limpeza ou mel. Aplique a mistura na área com movimentos leves e circulares. Deixe um tempo, até secar e lave com água fria. Ajudará a fechar os poros abertos pelo vapor.
  • Farinha de aveia – Misture a farinha de aveia com água de rosas, na medida que se torne uma pasta. Aplique nas áreas com cravos, deixe agir por quinze minutos e enxágue com água fria.
  • Gelatina sem sabor – Coloque numa vasilha uma colher de sopa de gelatina em pó sem sabor com uma colher de sopa de leite (desnatado!). Leve ao microondas por dez segundos. Aguarde esfriar um pouco, e com auxílio de um pincel, aplique a solução onde estão os cravos. Deixe por dez minutos, vai perceber que a pasta fica mais rígida, puxe para retirar do rosto e verá os cravos grudados nela. Feito isso, lave bem o rosto com água gelada.

 

Se ficar atento principalmente a prevenção, seu dilema será menor e com algumas máscaras, sua pele ficará como a de um pêssego do Tibet! #EikeChic. Se tiver dúvidas, comente.

Beijocas, muahhhhhh!!!

 

Fontes
top10homeremedies.com
crunchybetty.com
esteticabr.com
suadieta.com.br 
seligamulher.com.br 

Tia Sandra
Formada na Faculdade da Vida, nasci no interior de SP, morei no Rio, São Paulo e voltei para o interior (Bebedouro-SP) e daqui não saio mais… adoro! Sou uma senhora com alma de artista e comportamento de menina adolescente #mimdêxa. Adoro viajar, usar o facebook, cuidar da minha casa e tomar meus bons drinks. Sou solteira por opção, tenho 3 filhos lindos, 1 neta maravilhosa, 3 gatinhas e 3 grandes defeitos, falar demais, comprar demais e ser demais #muahh.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui