Como se defender de um Ataque usando apenas a Chave de casa
Com a violência cada vez mais presente no nosso cotidiano, tarefas simples como voltar para casa podem ser aterrorizantes – especialmente para as mulheres.
Mas se você perceber que alguém está te seguindo – e não é demônio fantasmagórico -, existe uma maneira de se defender com algo que todo mundo tem: a chave da sua casa.
Sim, é possível utilizar a sua chave para se defender, manuseando o objeto como uma verdadeira arma.
Vale lembrar que nunca devemos reagir a um assalto ou abordagem de risco. A técnica deve ser usada apenas em casos de extrema emergência.
Preparação
Se teu chaveiro tiver bolinha, pé de coelho e aquele pingente do verão passado, seje menas e retire a sua chave/arma dali. É muito importante também que ela não esteja em um molho com outras 7 chaves que você usa no dia-a-dia. Deixe sempre a sua “arma” em um lugar de fácil acesso.
Você não é o Wolverine!
Colocar as chaves entre os dedos pode te machucar. De acordo com o site especializado em auto-defesa Nova Self Defense, o correto é segurar as chaves como se fosse utilizá-las para abrir a porta ou com a mão firme em volta delas.
É possível utilizar as chaves para cortar, furar ou mesmo bater. Nesse último caso, segurando-a assim, apertando, vai tornar o seu punho mais pesado.
Onde e como acertar?
Carlos Jiménez, especialista na arte marcial Kajukenbo, declarou em um vídeo do Howcast que, caso alguém tente te dar um soco no rosto, essa pessoa abrirá a guarda e será possível atingi-la.
Segundo o profissional, a melhor maneira é desviar o braço do agressor para o lado e golpeá-lo no próprio braço, pescoço ou costela. É possível tentar cortá-lo ou furá-lo.
Porém, o especialista adverte que o melhor é atingir um lugar de fácil acesso, com possibilidade de um movimento certeiro. Não é necessário cortar de fato o agressor, pois o objetivo é distrair a pessoa.
Se você tiver certeza que o agressor não está armado, qualquer ação inusitada da sua parte o surpreenderá e essa pode ser a chance de correr e pedir ajuda.
Já o site NOVA Self Defense, indica que acertar os olhos daquele que tenta te agredir pode ser o ideal para se livrar dessa. No entanto, a própria publicação revela que um alvo tão pequeno pode ser difícil de atingir. Sendo assim, ainda temos mais uma opção de defesa, passada pelo especialista Jiménez: acertar os pontos de pressão.
Pontos de pressão
Os pontos de pressão são os lugares onde o agressor vai sentir mais dor. Segundo Jiménez, basta utilizar a ponta da chave para pressionar uma parte específica do braço e outra da costela. Com pouca força é possível causar muita dor, revela o profissional.
No braço, o ponto ideal fica na parte interna, entre o ombro e o cotovelo. Na costela, o ponto fica logo abaixo do peitoral.
Assista ao vídeo completo (em inglês):
Incrível, NOVA Self Defense, Mega Curioso, Youtube - Howcast