• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

5 Técnicas de ‘Terapia de Casal’ para salvar seu relacionamento

Ideias simples e práticas para cuidar de seu relacionamento.

Denisson Soares Publicado: 08/04/2022 10:41 | Atualizado: 08/04/2022 10:47

É possível contornar problemas no seu relacionamento colocando em prática algumas técnicas de terapia relativamente simples, melhorando a comunicação e a compreensão do casal. Saiba a seguir.

 

Cuidar de um relacionamento amoroso nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, muitas pessoas apostam na terapia de casal para compreender as expectativas e o papel de cada um. Esse é um recurso importante e muito útil para a resolução de problemas.

Se você não tem tempo, dinheiro ou vontade, a boa notícia é que existem algumas técnicas sem erro que terapeutas costumam recomendar para quase todos os casais.

 

1. Se expresse

Muitas vezes, deixamos de nos expressar no relacionamento porque já estamos com a pessoa há um bom tempo. Ou seja, a novidade já não existe. Também pode haver alguns ressentimentos guardados, o que prejudica ainda mais a relação.

Se expressar e deixar que o outro também faça isso é um bom passo na direção certa. Não se deve assumir que um saiba o que o outro está sentindo. É preciso colocar isso para fora, sempre com calma e serenidade.

4 PASSOS DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA 1. Observação Observe o que está acontecendo de fato, sem julgar, sem juízo de valor.  Ao contrário, as pessoas tendem receber como crítica. 2. Sentimentos Identifique o que está sentindo em relação ao que observa.  Nomeie: frustração, alegria, tristeza, etc. Expressar-se ajuda a resolver conflitos. 3. Necessidades Identifique suas necessidades, valores ou desejos de forma conectada aos sentimentos que observou. Ex: necessidade de apoio, paz, alimentação, etc. 4. Pedido Informe suas necessidades e sentimentos, e faça um pedido claro. Ex: Minha necessidade de apoio não está sendo correspondida, e isso me frustrou. Você aceitaria conversar comigo agora? Fonte: Marshall Rosenberg | Ágora Entertraining  

 

2. Aprecie

Da mesma forma que deixamos de nos expressar conforme o tempo de relacionamento vai passando, também podemos deixar de apreciar as coisas sem perceber.

Veja bem, isso não requer nada de muito trabalhoso, basta apenas reconhecer o que a outra pessoa está fazendo, mesmo que seja algo muito simples.

Fazer isso com frequência pode ajudar a esquentar o relacionamento e até renovar as energias, já que ambos estarão cada vez mais atentos nas observações positivas um do outro.

 

3. Escuta reflexiva

A escuta reflexiva se baseia em ouvir o que o parceiro disse e, depois, repetir com suas próprias palavras, analisando cada aspecto. Isso é muito importante para a comunicação no relacionamento.

Ao se concentrar no que está sendo dito pelo companheiro, você está ouvindo ativamente. Com isso, poderá entender melhor o que, de fato, a outra pessoa está tentando dizer.

Além disso, escutar e repetir o que foi dito cuidadosamente ajuda a validar o que a outra pessoa expressou, especialmente porque ela sabe que foi ouvida e que aquilo que disse não gerou confusão ou foi mal interpretado.

 

4. Agende conversas importantes

Determinados assuntos não podem ser colocados na mesa em qualquer momento.

Temas sensíveis, como ter um bebê, momento certo de se casar, comprar uma casa ou mudar de cidade, por exemplo, precisam ser conversados quando ambos estiverem calmos e receptivos as argumentações um do outro.

Nesse sentido, vale a pena agendar a conversa. Se você quer ter um bebê agora e o companheiro quer deixar isso para daqui a alguns anos, escolha um momento em que os dois estejam descansados e com a mente tranquila.

Assim, entender os diferentes pontos de vista e necessidades individuais será mais fácil e tranquilo. Lembre-se que decisões importantes devem ser tomadas com calma e jamais no calor do momento.

 

5. Não se esqueça da diversão

A rotina, ou mesmice, como alguns preferem chamar, é capaz de esfriar e até acabar com qualquer relacionamento. Muitos problemas podem começar a afetar a vida do casal quando ambos não priorizam algo muito importante: aproveitar a vida juntos.

Aqui não tem desculpa. A diversão do casal não precisa ser uma grande viagem ou coisas que exijam muito planejamento.

Pode ser algo do tipo ir aquela sorveteria que os dois gostavam quando se conheceram, dançar a música preferida de cada um, preparar a comida preferida do outro ou assistir um filme.

Quando se trata de diversão e felicidade no relacionamento, os grandes eventos nem sempre são os mais importantes. Na maioria das vezes, são as pequenas coisas que marcaram o casal que fazem a diferença!

 

Então, vamos colocar em prática essas dicas?

Fonte(s): Psychology Today
Denisson Soares
Editor e Redator que encontrou na comunicação digital uma das melhores formas de difundir ideias, conhecimentos e tornar o mundo mais solidário e sem preconceitos. Amante de café, rock e séries de ficção sonha com o dia em que as coisas no planeta não pareçam um filme pós-apocalíptico.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui