• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como salvar o alface, salada, folhas e até vegetais murchos

Além de recuperar as folhas murchas em minutos, a técnica também revive outros alimentos.

Bruno Oliveira Publicado: 26/04/2022 11:32 | Atualizado: 26/04/2022 11:47

Se você também ama verduras e legumes, sabe muito bem que elas não duram muito tempo na geladeira antes de murcharem, principalmente as folhas. Por isso o Almanaque SOS preparou este artigo com um truque incrível sobre como salvar alface, saladas e folhas murchas na geladeira e de forma muito simples.

 

Como reviver a salada murcha

Para fazer esse truque simples você vai precisar de nada mais nada menos do que água e gelo. Simples assim.

O primeiro passo é higienizar suas folhas e encher um recipiente grande com água. Em seguida é só adicionar gelo na água. Vale dizer que o gelo não é obrigatório, mas ele acelera o processo.

 

Agora basta deixar lá por 20 a 30 minutos.

Além disso, é importante que o recipiente tenha apenas água e gelo, não é recomendado colocar sal, vinagre ou outros produtos pois isso vai alterar o gosto e a textura das folhas.

 

O último passo é escorrer as folhas e secar. Caso não tenha um secador de folhas em casa, seque usando um pano de cozinha limpo e suas folhas estarão firmes e frescas novamente!

 

Como ‘regenerar’ outras hortaliças murchas

Se você gostou dessa dica, saiba que também é possível recuperar a cenoura que ficou na geladeira, o truque pra fazer aquele vegetal meio xoxo, capenga, frágil e inconsistente voltar à vida em algumas horas é o mesmo.

Porém, o tempo de imersão é bem maior em relação às folhas; precisa deixar o vegetal na água por cerca de 12 horas para que volte a sua consistência original. Você pode picar o alimento para facilitar o uso e armazenamento. Também é importante trocar a água do pote regularmente (1 vez a cada 3 dias).

A técnica da água funciona com todos os vegetais duros e frutas, eles podem durar até 30 dias na geladeira.

 

Testado e aprovado!

Alguns de nossos seguidores já testaram o truque e ainda deram dicas extras sobre como recuperar alguns vegetais nas nossas redes, se liga:

“Quando eu compro, eu já lavo e coloco as folhas em um pote com água na geladeira. Super conserva”, disse a Jeniffer Freitas no nosso TikTok.

A seguidora Bela Thay confirmou que o truque funciona com outros vegetais:

“Adoro fazer com salada de pepino e fica bem crocante.”

E a explicação científica por trás desse método foi dada por esse seguidor:

“A água passa para o alface por difusão simples. Como o alface está murcho, ele está sem água, então a água vai do meio hipertônico para o hipotônico”, ensina Romário Alves.

Um meio hipertônico é justamente aquele que apresenta concentração de um soluto maior em relação a outro meio. Este, por sua vez, é hipotônico em relação ao primeiro.

 

Explicando a “mágica” da ressurreição dos vegetais

O que o Romário falou está correto, esse processo de difusão acontece não só com as folhas, mas com uma grande parte dos vegetais, como a batata, couve, acelga, beterraba e vários outros, como a própria cenoura.

O que acontece na difusão simples é um processo que ocorre da região em que as partículas estão mais concentradas para regiões em que sua concentração é menor, até que se atinja um equilíbrio nas concentrações. Ou seja, quando a fruta ou legume está ressecado e você imerge eles na água, ela penetra nas partículas mais secas do alimento, hidratando-o.

Nesse caso, a única exigência é que a membrana seja permeável à substância que vai ser “transportada”, no nosso caso à água. Da mesma forma acontece durante o processo entre a nossa pele e o hidratante corporal, por exemplo. Ciência!

 

Com quais outros alimentos conseguimos esse resultado?

No geral, frutas e vegetais duros vão muito bem quando armazenados em potes com água na geladeira. Já as folhagens, não indicamos.

O ideal é armazená-las em potes vedados com uma folha de papel toalha, sem utilizar água. Em teste de armazenamento com água na geladeira alguns tipos de folhas queimaram, por isso recomendamos que apenas faça uma imersão rápida, deixe de molho por 30 minutos.

Segundo estudo realizado na Cornell Cooperative Extension of Chemung County, foram listados alguns alimentos que respondem bem ao processo de armazenar em água. Trouxemos alguns aqui para que você não tenha mais problemas com vegetais murchos em casa:

*Embora as indicações de temperatura apontem que os alimentos devem ser armazenados a 0ºC, as geladeiras convencionais chegam apenas a temperaturas entre 1,3 a 3,3ªC.

Caso você queira saber como congelar seus alimentos, preparamos um artigo que vai te mostrar 15 alimentos que podem ser congelados por semanas e até meses e você nem imaginava. Boa leitura!

 

Fonte(s): TodaMatéria, Unioeste, PubMed Central, Universidade do Estado de Michigan, Cornell Cooperative Extension of Chemung County, nature communications, Emprapa, Brastemp
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui