Dicas

Como descobrir quanto gás ainda tem no botijão de cozinha

24 de fevereiro de 2023
Postado por Bruno Oliveira

O momento de surpresa quando o botijão de gás acaba pode acontecer com qualquer pessoa, por mais planejada que ela seja. Por esse motivo, nós vamos te ensinar como saber o nível do botijão de gás usando apenas água morna. Vamos direto para a dica!

 

Saiba em que nível está o gás do botijão

Tudo que você vai precisar é de um pouco de água morna e ter um botijão em casa, claro.

 

Sendo assim, a primeira coisa que você vai fazer é esquentar a água. Mas note que a água não pode ferver, caso contrário corre o risco de causar acidente. Falaremos mais sobre isso ainda neste artigo.

Para garantir que a água não vai estar pelando, assim que acender o fogo para esquentar, coloque o dedo na água e vá sentindo a temperatura subir. Assim que o calor for forte o suficiente que te obrigue a tirar o dedo, a água estará pronta.

Em seguida, derrame essa água por completo na lateral do botijão, bem lentamente para deixar a superfície esquentar. Atente-se que a água precisa ser despejada apenas na lateral do botijão e não por cima.

Para descobrir onde está o nível do gás, basta ir colocando a mão na superfície onde derramou a água e sentir a temperatura.

Nas regiões em que você sentir o quentinho da água, significa que naquela área o botijão está vazio. Vá descendo a mão aos poucos até sentir alguma área que esteja mais fria, pois quando isso acontecer significa que o nível do gás está presente exatamente naquele nível.

 

Como é possível sentir o nível do gás com as mãos?

Apesar do gás sair do botijão no estado gasoso, dentro dele se concentra em estado líquido, como explica o artigo publicado no site da Petrobrás:

“O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é composto majoritariamente por uma mistura de hidrocarbonetos contendo de três a quatro átomos de carbono, que embora gasoso nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), pode ser liquefeito sobre compressão ou resfriamento, o que otimiza o transporte e armazenamento.”

Ou seja, por ser armazenado em estado líquido dentro do botijão, essa substância se comporta como qualquer outro líquido, assentando-se no fundo do recipiente.

 

Por que a área com GLP fica fria?

Esse efeito ocorre porque o GLP absorve o calor da água enquanto resfria a superfície em que ele se encontra em estado líquido. O site da SuperGasBras explica essa reação de maneira bem simples:

“O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes dele.”

Em outras palavras, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, um sistema recebe uma quantidade de calor X (da água morna), realiza um trabalho Y (absorve esse calor) e sofre uma variação de energia interna, resfriando a superfície de contato com a temperatura mais alta.

 

NUNCA use água fervente nessa experiência

É possível que você deixe a água esquentar demais e queira fazer a experiência assim mesmo, porém nós não recomendamos que faça isso. Conversamos com a Liquigás que alertou sobre o perigo dessa troca de calor mais intensa poder prejudicar o funcionamento do próprio botijão, o que pode causar acidentes, como vazamentos ou até explosões.

 

O que a galera achou dessa dica

Aparentemente existem várias maneiras de descobrir se o seu botijão de gás está acabando e alguns seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas experiências com a gente:

“Uma boa opção é ter um Registro com Manômetro.”, conta Hilton Ribeiro em nosso Instagram.

“Fui esquentar a água pra fazer a experiência e acabou kkkkkkkkkkkkkkkk”, lamenta Ronni Queiroz em nosso TikTok.

“É simples! Coloco uma etiqueta com a data que liguei. E quando acaba procuro saber quanto tempo durou. Normalmente dura 3 ou 4 meses. Quando vai se aproximando eu já tenho noção.”, disse Daiane Andrade em nossa página no Facebook.

“Minha mãe sempre fala que quando o gás tá acabando o fogo começa a deixar marcas no fundo da panela. Funciona aqui.”, sugere Ariana em nosso canal no Youtube.

Se depois de ler esse artigo você acha que já viu de tudo, leia nosso artigo explicando o porquê não é indicado deixar a válvula do gás pela metade para economizar. Sim, tem muita gente que faz isso.

Cetesb, UFRGS

MATÉRIAS RELACIONADAS