• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Como replantar o Alho de supermercado na sua horta

Você compra uma vez e tem alho para a vida toda!

Depois de aprender a replantar várias hortaliças, como a cebolinha e o manjericão, para ter um “estoque” eterno de temperinhos, agora chegou a vez do alho!

A dica, que além de te proporcionar os benefícios do alimento orgânico, te ajudará a economizar uma boa graninha. O simples passo a passo é do canal Flora Méri do Brasil – Plantas Ornamentais. Olha só!

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 1 Cabeça de Alho
  • 3 Palitos de Dente
  • 1 Copo com Água
  • 1 Vaso ou Canteiro (jardim)
  • Terra enriquecida (própria para plantio)

Como fazer:

Espete em uma cabeça inteira de alho 3 palitos de dente. Assim:

Encha um copo com água e posicione o alho no bocal, de forma que os palitos impeçam que ele afunde, sustentando-o na superfície, apenas com a “bundinha” encostando na água.

Você deve trocar essa água a cada dois dias, pelo menos.

Dentro de mais ou menos 5 dias, você notará que os caules florais nasceram, assim como as raízes começaram a brotar.

Espere que fiquem maiores, o que deve levar mais ou menos uma semana. Assim:

Já com as raízes mais desenvolvidas, retire a cabeça de alho do copo com água e solte todos os dentes. Cada um sairá com um pedacinho da raiz.

Utilizando um vaso grande ou seu jardim e uma terra enriquecida com fertilizantes naturais, plante esses dentinhos, dando um espacinho de 20 a 30 centímetros entre eles.

Se não tiver vaso ou jardim, fica a dica! No vídeo, ela faz a plantação em uma caixa de isopor, que teve seu fundo todo furado para liberar o excesso de água.

Segundo o site Receitas de Peso, é importante se atentar no caule floral, o matinho verde que cresce na cabeça do alho, ele deverá ter no máximo 10 centímetros. Se ele crescer além disso, faça uma poda. Assim, as chances do alho crescer de forma saudável são maiores.

E eles ainda fazem outras considerações:

  • Para sua plantação vingar, o alho necessita de no mínimo 5 horas de sol por dia, então escolha um lugar bem ensolarado para o plantio.

  • Faça a irrigação a cada 10 ou 15 dias, somente quando o solo estiver bastante seco. O alho não gosta muito de terra molhada.

  • Em 3 meses mais ou menos, seu alho orgânico estará pronto para colheita. Você saberá disso quando as folhas que eram verdinhas ficarem amareladas, secarem e caírem. – nos comentários do vídeo, a galera informa que, na realidade, pode levar de 7 a 8 meses para isso acontecer.

  • Após a colheita é só consumir? Não. Para fazê-lo durar mais na sua cozinha, deixe-o secando ao sol por mais ou menos uma semana antes de incluí-lo em suas receitas.

Se você mora em um lugar com clima quente, atenção: O alho não se dá bem no calor, ele pode dar apenas folhas e não aparece o bulbo, por isso o de supermercado não é o mais indicado nesse caso (ele é produzido em locais com o clima controlado).

Para resolver essa questão do calor, sugerimos seguir esse procedimento, ou uma outra ótima alternativa ainda mais simples é plantar o alho na geladeira, aprenda a técnica aqui – o canal Pomar e Horta em Vasos ainda dá outras dicas incríveis nesse vídeo.

 

Veja abaixo o vídeo completo da dica:

Fonte(s): Receita de Peso - Facebook, Flora Méri do Brasil - Plantas Ornamentais - Youtube
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui