• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Natal sozinho: como passar sem a família e ainda assim torná-lo feliz

Mesmo com o isolamento social, é possível ter um Natal alegre e positivo sozinho.

Denisson Soares Publicado: 16/12/2020 10:41 | Atualizado: 16/12/2020 11:05

Levou a sério o isolamento social; muito bem! Pois acredite, é possível ter um Natal alegre e positivo mesmo sozinho. Há várias coisas que podemos fazer para aquecer o coração sem a família. Listo a seguir.

 

O Natal é uma época de celebrações e alegria, mas quando você está longe da família e dos amigos, seja pelo isolamento social ou questões geográficas, esse pode ser um período complicado.

Passar o Natal sozinho não é uma experiência fácil, especialmente quando ligamos a TV ou usamos as redes sociais e somos bombardeados por vídeos, anúncios e todo tipo de publicidade com casais comemorando e famílias reunidas alegremente.

Apesar de ser um tanto desolador, não precisa ser assim! A seguir, separamos algumas maneiras de tornar seu fim de ano em solitude, cheio de luz e de memórias marcantes. Acompanhe!

 

1. Modere o uso de mídias sociais

Uma dica inicial: não é preciso abandonar todas as redes sociais por completo, mas pode ser interessante fazer uma pausa de um ou dois dias para focar no autocuidado.

Não há nada de errado querer manter o contato com a família e amigos e no Natal, mas quando você continua vendo as publicações de fotos e mensagens no feed infinito é fácil cair na tentação de fazer comparações e acabar afetado pela autopiedade.

 

2. Navegue pelas páginas de um livro

Pegar um livro, seja ele uma história cheia de romance, um conto de terror ou as indicações de seu artista preferido, pode ajudar você a fugir para uma realidade completamente diferente.

Se não possuir livros em casa você pode usar os diversos aplicativos para leitores. Aliás, eles são uma ótima escolha se quiser encontrar algo que esteja mais de acordo ao seu perfil. Ah, também vale ouvir audiolivros e podcasts literários! Aqui algumas dicas de livros.

 

3. Seja o próprio Papai Noel

Pequenos atos de gentileza fazem bem para quem faz e para quem recebe. Você pode:

  • doar alguma quantia em dinheiro para uma instituição de caridade;
  • fazer uma compra no supermercado e mandar entregar para uma família em dificuldade;
  • enviar presentes para crianças carentes;
  • doar roupas usadas para organizações que as distribuem nesse período do ano;
  • participar de alguma campanha de ajuda comunitária, como entrega de alimentos para pessoas em situação de rua (falo mais sobre isso abaixo).

Basta escolher uma forma de fazer o bem que esteja dentro de suas possibilidades.

 

4. Finalize sua lista de filmes e séries

Game of Thrones já acabou mais você ainda não viu? Quer assistir o clássico El Cid de 1960? Nunca teve tempo para atualizar os episódios de The Crown ou fugir para uma terra de fantasia em algum filme? Aproveite o Natal e finalize tudo o que sempre teve vontade, mas nunca conseguiu.

Há um conforto extremamente convidativo em simplesmente ficar de pijama, sentar-se na frente da TV e não ter nenhuma obrigação no decorrer do dia. Experimente!

 

5. Visite um local religioso, se preferir

Em vez de ficar preso em casa vendo os outros aproveitarem o Natal na TV e na internet, aproveite para visitar um local religioso em sua região, uma igreja, um centro espírita um templo budista etc.

Reservar um tempo para momentos espirituais é excelente para renovar energias e tirar a mente das necessidades mundanas.

Vale lembrar que devido ao coronavírus, em 2020, muitas instituições adotaram regras e novos métodos para os eventos, como a transmissão virtual e agendamento de visitas, então verifique os procedimentos e o que vão oferecer no dia de Natal para planejar-se melhor.

 

6. Faça uma caminhada atenta

Caminhe ao ar livre se o tempo estiver bom, afinal, qualquer exercício consegue fazer maravilhas pelo nosso humor. Além disso, dê uma volta pelo seu bairro e por alguns locais de sua cidade com calma.

Com certeza, você vai perceber aspectos que nunca foram notados devido a correria do dia a dia – inclusive em si mesmo. Essa modalidade de caminhada também é considerada uma forma de meditação ativa.

 

7. Lidere uma campanha

Se aprofundando no item 3, aquecer o coração no Natal ajudando quem precisa, liderando uma campanha, por exemplo, é realmente uma boa pedida. Você pode entrar em contato com supermercados e mercearias do seu bairro para arrecadar alimentos que poderão se transformar em cestas básicas.

Além das ONGs, você pode se juntar com alguns conhecidos e até desconhecidos que também vão passar o Natal sem a família e organizar a entrega de marmitas para pessoas em situação de rua. Aproveite as mídias sociais para tornar maior o alcance de sua iniciativa.

 

8. Ouça suas músicas preferidas, sem canções de Natal

Qual foi última vez que você, realmente, apenas parou e ouviu suas músicas preferidas?

A música é uma das melhores maneiras de mudar o humor, pois ajuda na liberação de serotonina, neurotransmissor que contribui para a sensação de felicidade e bem-estar, e de dopamina, responsável por regular o prazer.

Mas corra das músicas natalinas, um estudo concluiu que elas podem fazer mal para a sua saúde mental. Segundo os autores da pesquisa, essas canções atingem direto nosso lado emocional, ultrapassando os limites da racionalidade, causando problemas como estresse e ansiedade.

 

9. Faça um prato de sua época de infância

Se você pode gastar uma energia intensa planejando e preparando um jantar de Natal para sua família e amigos por que não fazer isso para você enquanto está só? Tente preparar algo que aqueça o coração e desperte ótimas lembranças, como aquele prato que tanto adorava na infância mais que há muito tempo não experimenta.

Claro, se isso for um gatilho negativo mude a receita. Tente algo novo que você sempre quis fazer mas nunca teve tempo. O Almanaque SOS tem receitas deliciosas e, principalmente, super fáceis de fazer. Veja aqui.

 

Viu? Há muitas coisas que você pode fazer para tornar seu Natal feliz e positivo mesmo que esteja longe de sua família. Esperamos que essas dicas possam ser úteis para você.

Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

Fonte(s): Buzzfeed, Gotto Network, Loner Wolf
Denisson Soares
Editor e Redator que encontrou na comunicação digital uma das melhores formas de difundir ideias, conhecimentos e tornar o mundo mais solidário e sem preconceitos. Amante de café, rock e séries de ficção sonha com o dia em que as coisas no planeta não pareçam um filme pós-apocalíptico.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui