• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Como parar a Ânsia de Vômito: Truque simples e bizarro para emergências

O poder está em suas mãos. Literalmente.

Se tem uma coisa que todo mundo fez alguma vez na vida, é ter ânsia.

Seja por um cheiro nada agradável, por algo extremamente terrível que tenha visto, ou simplesmente por lembrar daquela pessoa que mexe involuntariamente com seu organismo.

Pois saiba que podemos resolver essa ânsia toda apenas apertando a mão! É o que ensina o canal especializado em ciência, Your Discovery Science. Veja o vídeo ao final do artigo.

Para mostrar como a técnica funciona, o apresentador agrupou algumas pessoas e pediu para cheirassem comida apodrecida. Claro que a garganta da galera fechou e a ânsia foi incontrolável.

Em seguida, pediram aos participantes que pressionassem a própria mão.

Faça desse jeito:

E funcionou!

Eles voltaram a cheirar a comida podre e, por mais que o cheiro continuasse horrível, nenhuma das cobaias teve ânsia. O mais interessante é que, segundo relatos no twitter, a técnica também funciona fazendo um punho com a mão:

Esse experimento funciona com o reflexo faríngeo, quando a garganta (meio que) ganha vida própria e faz sozinha o movimento para vomitar. Segundo o apresentador, ainda é incerto porque esse ponto funciona, mas acreditam que tenha a ver com um outro ponto, localizado no pulso. Esse, sim, é o ponto certeiro!

Para o enjoo passar, pressione com seu dedão logo abaixo de onde fica o relógio, entre os tendões.

Aí você deve estar pensando: mas isso aí me cheira a acupuntura… E está mais que certo!

Para começar, por que sentimos ânsia?

A ânsia é apenas um reflexo do corpo. Quando ele percebe que algo está errado, pela aparência ou pelo cheiro, seu corpo quer que você mantenha distância e, por gentileza, não ingira aquilo!

Normalmente, é assim que o alimento desce. Você engole e o corpo vai empurrando o alimento pela garganta.

Your Discovery Science, https://www.youtube.com/watch?v=EQg01A1YneQ

Só que ao ficar com nojo de alguma coisa, o corpo se defende.

Então rola uma contração na garganta, impedindo que você ingira algum alimento e expulsando o que já estava lá.

Your Discovery Science, https://www.youtube.com/watch?v=EQg01A1YneQ

Quando você aperta seu braço, pela explicação ocidental, você libera serotonina, uma substância que gera a sensação de bem-estar. É conhecida como o hormônio da felicidade

Ao apertar esse ponto, seu cérebro produziria serotonina e seu corpo não teria mais o reflexo de ânsia, mesmo sentindo um cheiro ruim, por exemplo.

Olha a serotonina ali! O outro é um neurotransmissor.

Medicina Tradicional Chinesa

Mas a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) já sabia desses pontos há um tempão, mesmo tendo uma explicação diferente. Para a MTC, temos o Yin Yang, que são as energias que estão em tudo, o Yang é dia, o Yin é noite, Yang é fogo, Yin é água, luz e sombra, homem e mulher, etc.

Segundo o acupunturista Fernando Silva, “o Yin e Yang no nosso corpo é tratado através dos 5 elementos da natureza (fogo, terra, metal, água e madeira), cada elemento é de um par de órgão e víscera. O fogo é coração e intestino delgado, cuida do gosto amargo, da emoção alegria, do calor. A terra é do baço/estômago, cuida do gosto doce, da preocupação, da umidade, dos músculos. E por aí vai”.

É assim que os pontos da acupuntura são definidos. E, adivinha só, o ponto do enjoo fica bem ali, no pulso.

“Eu sempre indico aos meus pacientes que sofrem de enjoos e ânsia, que massageiem o ponto Pericardio 6 (PC6), que é o segundo ponto mostrado no vídeo (medindo 3 dedos da linha do punho, entre os tendões), pois ele é um ponto de comando de tórax e abdômen, e assim trata os desequilíbrios do estômago.”

Olha ali o PC6!

Inclusive o SOS já fez um artigo só sobre esse assunto, veja aqui.

Já a acupunturista Elaine Borges explica que, embora o Pericardio 6 seja “conhecido por esse efeito antiemético (dentre muitos outros)”, acredita “que não seja possível “desligar” a ânsia e o enjôo com a facilidade mostrada no vídeo. No vídeo mostra uma pressão com o dedo, por alguns segundos, já manifestando o efeito. Acredito que com o estímulo certo com a agulha de acupuntura, possa se atingir um bom efeito.”

Resumindo, apertar ali dá um alívio, comprovado pela medicina ocidental e oriental. E isso vale até para situações em que, conhecidamente, enjoamos.

“Pacientes em tratamento de quimioterapia e gestantes (com algumas ressalvas) podem se beneficiar muito dos tratamentos da MTC para aliviar os enjoos”, comenta a Elaine.

Mas, assim como não tomamos remédio sem antes ir ao médico, também não é ideal você sair se apertando sem antes visitar um acupunturista. O profissional fará um diagnóstico preciso e o resultado será bem melhor.

“Existem outros pontos que tratam a ânsia, geralmente são do meridiano do estômago. Porém é preciso saber, através de um diagnóstico apropriado, qual o ponto a ser utilizado.

Por exemplo, um problema estomacal poderia ser causado pelo desequilíbrio do fígado, que acaba mandando muito Qi (energia) para o estômago. Então tratar apenas o estômago não terá muito sucesso”, explica Fernando Silva.

E você? Tem alguma outra técnica para evitar a ânsia?

 

Veja o vídeo completo:

Fonte(s): Your Discovery Science
Bia Lancha
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui