• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Como usar o Whatsapp: manual especial para vovós faz sucesso nas redes sociais

Baixe agora e conquiste a vó da sua namorada/o.

Se você passa o dia no WhatsApp, certamente conhece todas as funções do famoso aplicativo e sabe usá-lo de olhos fechados, certo? Porém, ainda há muita gente com dificuldade para mexer no mensageiro e aproveitar o que ele oferece de melhor, como acontece com quem não possui familiaridade com a tecnologia.

A Dona Iracema, que tem 74 anos de idade e mora em Curitiba (PR), é um exemplo disso. Ela ganhou o seu primeiro celular recentemente e, mesmo com o dispositivo por perto, ainda ficava de fora do grupo da família e não conseguia trocar mensagens com as amigas, pois não sabia usar o WhatsApp.

Mas tudo mudou quando Alexandre Drabecki, estudante de Direito e namorado da Nicole, neta da Dona Iracema, decidiu criar um manual para vovós aprenderem a usar o WhatsApp, com dicas simples e práticas sobre como acessar as funções mais básicas do mensageiro.

Feito à mão e cheio de ilustrações, o tutorial atende não só às vovós e aos vovôs que querem aprender a usar o aplicativo. Sabe aquele primo que vive pedindo para ensinar a mexer no aplicativo ou a tia que não lhe deu mais sossego após descobrir o app? O guia é indicado para eles e também para pessoas de qualquer faixa etária.

O manual: “Dúvidas do WhatsApp”

Intitulado “Dúvidas do WhatsApp”, o manual criado pelo Alexandre para a avó da sua namorada é uma espécie de passo a passo para usar as funções básicas do aplicativo.

Com o guia, a Dona Iracema aprendeu, por exemplo, a ler uma mensagem recebida através do programa, de maneira bem explicada, para não ter erro.

O universitário também ensinou a idosa a mandar áudio no WhatsApp, a ouvir as gravações recebidas e também a fazer ligação gratuita pelo aplicativo, tudo explicado nos mínimos detalhes e com ilustrações para que a vovó não errasse.

Já o final do manual é dedicado à legenda, onde ele explica o que é cada coisa. Nessa parte, o leitor aprende, por exemplo, a identificar os ícones de mensagens enviadas e mensagens vistas e de áudio já ouvido e áudio não ouvido, entre outras funções, além de descobrir onde encontrar tais recursos.

Onde baixar

Conhece alguém que tem dificuldade para usar o WhatsApp? Um amigo do Alexandre digitalizou o manual de como mexer no Zap e o disponibilizou gratuitamente para todos, no Google Drive.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.

Basta fazer o download do arquivo clicando no link acima, imprimir e entregar para quem quer aprender a usar os recursos mais básicos do app.

Sucesso nas redes sociais

Como o Alexandre não é egoísta, decidiu compartilhar o manual nas redes sociais, para ajudar outras pessoas que têm a mesma dificuldade da Dona Iracema. Com instruções bem simples e detalhadas, ao alcance de qualquer pessoa, o tutorial fez um enorme sucesso nas redes sociais.

A mensagem postada em sua conta no Twitter (@aledrabe), comentando sobre a produção do manual, já contabiliza mais de 80 mil curtidas, 18 mil retweets e inúmeros comentários positivos (alguns idosos até o adotaram como neto na rede social).

Aprovado pela Dona Iracema

Alexandre nos contou que criou o manual para que estivesse sempre ao lado da Dona Iracema, para ela usar quando precisar. De acordo com ele, a vovó da namorada “amou o tutorial e já sabe mexer mil vezes melhor no celular”. Ganhou pontos na família, sim ou sim?

Alexandre e Dona Iracema dando entrevista; muito chique!

Ela, inclusive, já tem a sua função preferida no aplicativo, que é enviar mensagens de áudio para todos os seus contatos. Quem tem vó sabe bem como que é.

E se você acha que o universitário vai parar por aí, está enganado!

Ele, que também trabalha no Tribunal do Júri de Curitiba, já criou novos manuais com o objetivo de ajudar quem tem dificuldades de usar aplicativos e redes sociais, atendendo aos pedidos que chegaram ao seu perfil no Twitter.

Alexandre e a namorada, Nicole.

Os novos tutoriais do Alexandre vão ensinar a usar o Facebook, o YouTube e o Instagram. Além disso, esse manual do WhatsApp para vovós que acabamos de conhecer ganhará uma versão mais completa, com 60 páginas.

Todas as novidades serão lançadas ainda em 2019, em parceria com uma editora que já trabalha na revisão do material. O estudante — e agora autor — acredita que os guias serão úteis para muita gente. A gente também!

Fonte(s): Razões para Acreditar
Andre Dias
Queria ser jornalista, jogador de futebol ou guitarrista. Escolheu a primeira opção e ficou satisfeito.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui