Fofoca Espionagem é um tema que sempre gera fascÃnio nas pessoas, certo? Todo mundo já teve vontade de se infiltrar num lugar e ouvir o que a galera anda falando. Cientistas do Instituto de Pesquisa de Massachussets – o renomado MIT – em parceria com Microsoft e Adobe andam fazendo estudos que nos trazem novidades interessantes (e assustadoras) nesse campo.
Os caras descobriram que o som gera pequenas vibrações em objetos comuns – como um copo d’água, um vaso de plantas ou até um saco de batatas – que são imperceptÃveis a olho nu, mas podem ser captados e analisados. Entenda como funciona no vÃdeo abaixo (em inglês):
A proposta é relativamente simples. O som produzido no ambiente gera pequenos tremores nesses objetos comuns e, a partir da captação destas vibrações é possÃvel recriar o barulho por uma supercâmera e traduzir com a ajuda deste novo algoritmo matemático. A imagem abaixo explica de maneira mais didática como o processo funciona.
(reprodução: youtube)
A pesquisa completa foi apresentada durante a 41ª Conferência Internacional de Exibição de Computação Gráfica e Tecnologias Interativas de Vancouver.
— Mesmo atrás de uma vidraça a prova de som, a supercâmera consegue captar o áudio produzido por objetos
Fonte: MIT News | iflscience
Imagem de capa:Â goodguide