• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Como ouvir conversa alheia usando um saco de batatas

Mesmo através de um vidro a prova de som, qualquer objeto é um potencial microfone.

Fofoca Espionagem é um tema que sempre gera fascínio nas pessoas, certo? Todo mundo já teve vontade de se infiltrar num lugar e ouvir o que a galera anda falando. Cientistas do Instituto de Pesquisa de Massachussets – o renomado MIT – em parceria com Microsoft e Adobe andam fazendo estudos que nos trazem novidades interessantes (e assustadoras) nesse campo.

potato-chip

telegraf

Os caras descobriram que o som gera pequenas vibrações em objetos comuns – como um copo d’água, um vaso de plantas ou até um saco de batatas – que são imperceptíveis a olho nu, mas podem ser captados e analisados. Entenda como funciona no vídeo abaixo (em inglês):

A proposta é relativamente simples. O som produzido no ambiente gera pequenos tremores nesses objetos comuns e, a partir da captação destas vibrações é possível recriar o barulho por uma supercâmera e traduzir com a ajuda deste novo algoritmo matemático. A imagem abaixo explica de maneira mais didática como o processo funciona.

esquema som objetos

(reprodução: youtube)

A pesquisa completa foi apresentada durante a 41ª Conferência Internacional de Exibição de Computação Gráfica e Tecnologias Interativas de Vancouver.

— Mesmo atrás de uma vidraça a prova de som, a supercâmera consegue captar o áudio produzido por objetos

 

Fonte: MIT News | iflscience

Imagem de capa: goodguide

 

Anderson Neco
Jornalista apaixonado por música, futebol, cerveja e cinema - não necessariamente nessa ordem. Já escreveu sobre cultura, telecomunicações e até gado. Ao longo dos anos, o rapaz - que coleciona frustrações e vinis - só conseguiu ter certeza de uma coisa: "The Godfather" é o filme mais importante de todos os tempos.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui