Como organizar muita roupa no Guarda Roupa pequeno
Que tal gastar menos tempo procurando aquela peça? Morar sozinho tem algumas desvantagens, principalmente de não ter a mãe para nos ajudar naquelas horas “Mãe cadê aquela blusinha brancaaa??????”
PARTE 1 – CAMISAS E VESTIDOS
Não faça isso em casa PELAMOR! Meu guarda roupa estava aquela zona, mas eu fiz uma organização especial para você aprender a arrumar seu guarda roupa e aproveitar melhor os espaços.
Sabendo organizar, você economiza muito tempo na hora de localizar as peças.
Retire tudo do guarda roupa e limpe bem! Eu faço organização 2 vezes ao ano, e olha como ficou o pano! Você não faz limpeza há mais de um ano?
Então corre que seu guarda roupa está um nojinho..rs
Depois de limpar,
(1) eu pendurei meus lenços e cachecóis para poder usar bastante agora no inverno. Não adianta deixar na caixa velha que você não vai usar, tem que expor!
(2) Comprei ganchinhos para pendurar chapéu e boinas. Ficou bem prático!
(3) Não tenho tantas gavetas, então preciso otimizar meus espaços. Comprei essas caixas organizadoras (amo amo amo) para colocar as lingeries.
(4) Comprei cabides de madeira que são mais resistentes e coloquei os vestidos (1 cabide para os estampados e outro para os lisos), vestidos e saias longas, camisas lisas, camisas listradas, camisas xadrezes e camisas que uso como saídas de praia. Separar os tipos de roupas por cabide, facilitará sua vida.
(5) E ainda sobrou espaço para eu colocar a bolsa ou aquela roupa para o dia seguinte.
Obs: não esqueça de retirar as roupas que são pra doação ou para a costureira ajustar/fazer barra, etc.
Olha como ficou bem melhor! Os acessórios estão visíveis e dá para compor looks mais interessantes. XÔ BAGUNÇA!!
PARTE 2 – GAVETAS
Vamos às gavetas! As minhas quase não abriam de tanta bagunça!
Se por acaso a sua não abrir mesmo sem roupa dentro, olha essa dica AQUI
Gaveta 1 (camisetas e blusinhas)
Aquele esquema, retirei todas as roupas, limpei a gaveta e retirei as peças que não queria mais. E organizei por tipos de roupas: camisetas, regatinhas e blusinhas mais compridas.
Gaveta 2 (blusas de manga comprida, casacos, tricots)
Repete o esqueminha da limpeza e organiza os montinhos por família…casaco com casaco e assim por diante. Tem gente que prefere enrolar as peças, eu sou contra porque não dá para visualizar a peça direito e você acaba desenrolando e bagunçado tudo na hora da pressa.
Gaveta 3 (shorts e saias)
Esqueminha da limpeza denovo! Aqui eu me permiti enrolar as peças porque eu não uso sempre saia ou shorts. E como eu tenho bastante e jeans é mais grossinho, ocupou menos espaço. Como são peças diferentes uma das outras (seja na lavagem ou na cor) nem preciso desenrolar para saber qual é.
Obs: Tem muito mais roupa que espaço, e sua gaveta não fecha?
Como disse, não sou a maior fã de enrolar a roupa, mas acho que dobrar dessa forma é a solução pro teu caso.
PARTE 3 – JAQUETAS E CASACOS
Juro, deu uma vergoinha agora, mas vergonha maior é não arrumar, concorda?
(1) A melhor maneira de arrumar suas jaquetas e casacos é organizar por cor e escolher cabides de madeira. Tenho uns coletinhos de pelo falso, que preferi colocar em um saco plástico porque solta muito pelinho.
(2) Esse suporte para calça ajuda muito! Em cada braço eu coloco um tipo de calça: legging, skinny jeans, skinny color, flare e social.
(3) Como eu disse anteriormente, não tenho muitas gavetas, então, utilizei a primeira caixa para colocar pijamas, a segunda para biquínis e a última para roupas confortáveis de ficar em casa.
Obs: organizando o armário por cor, você pode ver quais cores faltam ou têm demais no seu guarda roupa. No meu, eu jamais posso comprar casaco preto porque eu já tenho demais mas posso apostar em cores fortes.
Agora sim Letícia!! =D
PARTE 4 –SAPATOS
Eu tinha uma parte do armário que era para colocar vestidos longos, mas eu fiz de sapateiro. Chamei o marceneiro, pedi que ele fizesse prateleiras e escolhi a altura entre elas.
Para botas eu medi e deixei uma altura maior. Então, separei da seguinte forma: sandálias, sapatos, sapatilhas, tênis, botas de cano curto e botas de cano alto (lá em baixo). Aproveitei bem o espaço!
PARTE 5 – DANDO DESTINO AS ROUPAS RETIRADAS
Na hora da organização você sempre encontra uma peça amassada, ou aquela que você não vai mais usar, ou então aquela que precisa de um ajuste, não é verdade? Então separei esses montinhos da seguinte forma:
(1) Roupas amassadas que precisam ser passadas novamente.
(2) Roupas para doação.
(3) Roupas que não uso porque precisam de ajustes ou fazer a barra. Não tenha medo de levar peças para a costureira, mas só leve se você for realmente usar depois do ajuste!
(4) Dessa vez resolvi pegar peças nunca usadas ou semi novas para fazer um bazarzinho (solteiro(a) fica a dica, dá pra pagar umas continhas com essa grana arrecadada, já falamos disso AQUI), e caso eu não consiga vender, serão doadas.
+ DICAS
- Crie o hábito de doar peças que você não usa quando você comprar roupas novas. Sempre é importante ajudar quem realmente precisa, mas no inverno, por conta do frio, é um momento especial.
- Tente usar todas as suas roupas para que elas não caiam no esquecimento.
- Tire 1 dia só para organizar com calma seu guarda roupa, não adianta fazer com pressa. É preciso paciência para provar, analisar se vai usar, etc.
- Nessas lojas de decoração ou grandes papelarias você encontra diversos materiais que podem te ajudar na hora da organização.
Agora é só manter organizadinho, hein?!?
Beijos!!