Como organizar e lavar a louça sem crises
Nada melhor que depois de receber seus amigos ou familiares, ir para a cozinha e lá passar horas lavando as louças…#sqn claro. Nada pior! Já ficou horas preparando o “rango” e agora se internar de novo na cozinha??? Ah não, assim não vale.
Mas para tudo tem solução, então darei algumas dicas para você se organizar melhor e ficar fora dessa triste missão. E nem adianta jogar aquele papinho de “quem gosta de lavar louça aqui?”, com certeza ninguém vai se manifestar, afinal, você mora sozinho… e se não mora, vão fazer “a surda”, pode ter certeza. Então amore, a função vai ser tua mesmo, mas vamos tornar isso mais fácil
ANTES
Essa bagunça não pode, o ideal é já ir lavando as louças e panelas enquanto vai providenciando o cozimento dos alimentos. Evite o estresse de como será o depois diminuindo pela metade a bagunça no final, acredite, facilita muito.
ORGANIZAÇÃO
A comida estava ótima, o papo bom, mas vamos ao que interessa. Recolha tudo da mesa, retire os restos de alimentos que restaram nos pratos, nos talheres (aproveite os guardanapos usados pra isso) e enxague os copos.
Empilhe os pratos dentro da pia, os talheres sobre eles, ou quem sabe, dentro de alguma travessa que tenha utilizado na mesa. Jogue um tanto de detergente em cima de tudo e depois água quente, BEM quente, com isso a gordura já vai caindo fora. Os copos você coloca ao lado.
As panelas deixe sobre o fogão por enquanto e aquela travessa que usou no forno e deu uma sapecada, deixe-a de molho numa bacia, ou deixe água MUITO quente com detergente dentro para gordura sair mais facilmente.
LAVANDO A LOUÇA
Seria bom que você tivesse um escorredor de pratos (tipo retrátil) para não ocupar muito a pia depois de usado, um escorredor de talheres e um de copos. Luvas para as mocinhas que fizeram as unhas ontem e tem que durar a semana inteira.
Use um detergente biodegradável ou mesmo o sabão, já que as louças estarão livres da gordura. Uma bucha própria para cozinha, eu prefiro alguma que não seja aquela verde e amarela, que se não souber usar, poderá arranhar suas peças de inox ou acrílico. Eu costumo usar uma que já existe no mercado, que é prateada, anti-risco, é ótima. Pode ter também uma escova de cerdas para as panelas.
Outras dicas sobre o assunto demos AQUI
Aí lave e enxague por grupos, copos, talheres, pratos, travessas e por último as panelas, assim você economiza água e nada de deixar a torneira aberta durante lavagem, desperdício never! Por estarem infestadas de germes e bactérias, higienize sua buchinha, deixando-a mergulhada numa solução de água comum e água sanitária, o ideal seria utilizá-la por no máximo duas semanas.
Uma opinião minha: quando se trata da louça do jantar, eu procedo como falei e lavo a louça no dia seguinte, embora digam que isso não pode, por causar mau cheiro, proliferação de micro organismos ou contaminar os alimentos.
Agora se você é rycaaaaaa(oooo) e tem sua máquina de lavar louça, desconsidere o que falei, tá gata(o)? Mas lembre-se que o gasto com energia e água é muito maior.
Adorei o assunto, bem a minha cara, organizando vive-se melhor!
Até a próxima, Beijos!
Muahhhhh
Fontes cemara.com.br guiadossolteiros.com