Como não ser um babaca ao viajar para Nova York
Fazer uma viagem para os Estados Unidos é um sonho para muitas pessoas. Ver de perto os cenário de filmes inesquecíveis e também absorver um pouco da cultura são desejos comuns por aqui, ou simplesmente para aproveitar as boas ofertas em lojas de roupas e eletrônicos.
Perceber um gringo entre nós é muito fácil, mas o mesmo acontece quando viajamos para fora, seja pelo nosso típico sotaque brasileiro, pelo nosso jeitinho especial de causar ser, ou pelas gafes que cometemos por não estarmos inteirados no costumes local.
E se pagar de turista é o que você menos deseja, siga as dicas de Seth Kugel, um jornalista americano que já escreveu mais de 400 colunas de turismo para o The New York Times, e que agora dá as caras em um ótimo canal no Youtube, Amigo Gringo, ensinando aos brasileiros como se comportar em Nova York sem parecer um peixe fora d’água.
— Puta babaca é o termo escolhido por Seth para denominar o brasileiro que não respeita os costumes de NY.
E ele tem autoridade para dar essas dicas por conhecer duas realidades: mora há 18 anos em Nova York, mas passou dois anos morando em São Paulo – cidade que, segundo ele, adotou como segundo lar.
No canal, Seth dará dicas sobre como devemos nos comportar para não ter tanto destaque (negativo) no meio da multidão, seja na hora das gorjetas, nas vestimentas para encarar o inverno ou como se comportar no metrô – essa que deveria ser regra mundial, diga-se de passagem. Seth é um bom amigo para quem evita ser um “puta babaca”.
Separamos 10 sugestões:
- Não tem nada de errado em pedir ajuda, as pessoas vão colaborar contigo. A real é que NY tem tantos turistas que é normal dar alguma dica hora ou outra.
- Evite dividir a conta em cinco cartões diferentes. Isso é chato aqui, lá e em qualquer lugar.
- Evite o jóinha: esse gesto tão singelo por aqui é utilizado apenas em casos extremos.
- Sabemos que você quer fotografar a cidade toda, mas não ande muito devagar pelas calçadas. As outras pessoas estão com pressa.
- Não se entra em um vagão antes dos outros passageiros saírem. Aliás, essa é (teoricamente) uma regra mundial, mais uma vez: espere o outro sair, depois entre.
- Você é um homem de negócios? Então não se hospede perto da Time Square.
- Sempre que for comer bagel, experimente o simples. Os sabores mais estranhos não agradam nem os locais.
- Pizzas de 99 cents não são incríveis, não precisa provar para saber.
- Starbucks tem no mundo inteiro, tá?
- É muito grosseiro não deixar gorjetas para taxistas, carregadores de mala, garçons e baristas. Por isso não seja um babaca, e não estamos falando de US$1, dê ao menos 15% da sua conta. A taxa de serviço lá é assim.
— Macaulay, um pequeno babaquinha.
Os vídeos saem as terças e sextas, sempre às 10h, no canal Amigo Gringo.
Imagem de capa: Amigo Gringo