Como não morrer em um tiroteio
Quando a morte bater a sua porta, enganá-la pode sim ser uma opção.
Nesse momento vale tudo, mas para que não precise rolar e fingir de morto, uma cartilha foi produzida para nos orientar como agir em um tiroteio. A iniciativa veio da Cruz Vermelha, que atua em situações de guerra no mundo inteiro.
Um panfleto tem sido distribuído em comunidades com alto índice de violência no Rio de Janeiro, mas serve pra todos, afinal, informação nunca é demais. Se liga nas orientações abaixo.
***
1. Não vá pela sombra
Identifique as ruas mais seguras e movimentadas, conheça também caminhos alternativos para o caso de algum imprevisto, isso pode te salvar.
2. Se informe sobre o local
Antes de ir a algum lugar onde o bicho pega de vez em quando, tente falar com quem mora lá ou que conheça bem o local.
3. Ache um esconderijo
Caso ande por onde conhece, identifique locais que possam servir de abrigo em caso de emergência.
4. Reconheça sinais de perigo
Em favelas, caso não seja ano novo fique atento a fogos de artifício, lojas fechadas e ruas vazias. Identifique um local seguro para se abrigar caso isso ocorra.
5. Tá rolando o pipoco e você está na rua, o que fazer?
Começou o tiroteiro, se ficar o bicho pega e se correr o bicho come, imediatamente procure um abrigo no prédio ou casa mais próximas.
6. Cadê sua agendinha?
Para não ficar mais perdido que cego em tiroteio e tiver que avisar alguém, é bom ter à mão uma listinha com os números de telefones importantes. No calor da emoção, você não lembrará o número de ninguém!
7. Fique longe das janelas
Se elas foram atingidas por uma bala perdida, o vidro quebrado pode te ferir ou até matar. Procure um local que tenha, pelo menos, duas paredes de tijolos separando você e o local de onde vem o som de tiros.
8. A curiosidade matou o gato
BBB é só na televisão, então nada de dar uma espiadinha, só saia do seu abrigo ou chegue na janela quando tiver certeza de que o perigo acabou.
9. Na rua, se jogue no chão!
Isso mesmo, tentar correr para casa durante um tiroteio, é pior. Fique esperto em casos de tiros disparados para o ar! Afinal, tudo que sobe, desce.
10. Faz a lagartixa
Assim que possível, sem se levantar, vá rastejando para um local mais seguro.
11. Ande sempre com documentos
Não há uma lei no Brasil que te obrigue a andar com documentos, mas a polícia pode te abordar numa hora dessas. Neste caso, mesmo que seu RG tenha uma foto constrangedora não desgrude dele. Além disso, coopere, não faça movimentos bruscos e mantenha as suas mãos em lugar bem visível.
12. Nada de lembrancinhas
Nunca pegue granadas, armas ou balas abandonadas como “brindes”, elas podem explodir e causar ferimentos graves.
Fonte:cruzvermelharj